Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Bolsonaro compensa segundos com cobertura jornalística



Olá, internautas

Neste domingo (07/10), o primeiro tuno das Eleições 2018 chegou ao fim. Jair Bolsonaro (PSL) com 46,0% dos votos válidos e Fernando Haddad com 29,28% da apuração seguem para o segundo turno. A campanha eleitoral reinicia nesta sexta-feira (12/10) na TV e no rádio.

O jornalismo ganhou mais impacto para a formação do voto do eleitor. Os telejornais sempre alardeavam as famigeradas pesquisas eleitorais como verdades absolutas. Candidato oscilou. Cresceu. Perdeu. Oscilou negativamente. Chega o momento da eleição e surgem as pesquisas de Boca de Urna que apresentam resultados completamente diferentes.

Se o eleitor decide o seu voto na véspera, por que os noticiários loteiam o conteúdo jornalístico durante todo o mês com os índices do IBOPE e Datafolha? Uma reforma política deveria coibir a divulgação de tais pesquisas.

Nesta disputa eleitoral, Bolsonaro tinha cerca de 10 segundos no bloco da propaganda política. Muitos especialistas ponderaram que o deputado reverberava suas ideias através das mídias sociais.  E compensou a falta de horário na TV e no rádio.

Tal formulação pode estar correta, porém, nesta eleição, Bolsonaro compensou a falta de tempo na mídia eletrônica com a cobertura jornalística. O ataque sofrido em Juiz de Fora (MG) invadiu o noticiário. A facada de Adélio Bispo de Oliveira impulsionou a candidatura do líder do PSL.
Por isso mesmo, a TV (e também o rádio) ainda permanece com poder que influencia a decisão do eleitor. Em São Paulo, por exemplo, o atual governador Marcio França (PSB) que tinha um considerável espaço na propaganda política, tornou-se conhecido e seguiu para o segundo turno contra João Doria (PSDB).

No domingo (07/10), William Bonner e Renata Lo Prete comandaram a cobertura da apuração na TV Globo. Formaram uma boa dupla, apesar de alguns equívocos da jornalista durante a transmissão. Em um determinado momento, Bolsonaro apareceu com 49% dos votos válidos. A apresentadora, neste momento, falou que não havia entrado os votos de São Paulo e Minas Gerais. No painel, constava realmente 0% na apuração destes Estados. Como Bolsonaro já estava perto dos 50% e com a teórica ainda entrada de SP e Minas, ele ultrapassaria facilmente a barreira dos 50%, o que definiria a situação ainda no primeiro turno. Porém, os votos das duas regiões já tinham sido contabilizados.  

A disputa continua.

Fabio Maksymczuk

Ps: Eu estive envolvido com alguns compromissos nestes últimos dias. O blog e o site voltarão ao seu ritmo normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário