Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2019

"A Rosa dos Milagres" entra em momento errado no SBT



Olá, internautas

Nesta semana, o SBT estreou “A Rosa dos Milagres”. A nova aposta da emissora de Silvio Santos entra em um momento errado na grade de programação. A faixa horária até então ocupada por uma produção infantojuvenil que tinha um público específico. No caso, “Carrossel”. A série mexicana é voltada para outro telespectador. As mães e avós, majoritariamente, sucederiam seus filhos e netos à frente da TV para acompanhar os milagres de Nossa Senhora.

Portanto, ocorreu uma forte alteração no público-alvo. O SBT errou ao reprisar, mais uma vez, a trama de Maria Joaquina e Cirilo. Até então, as novelas mexicanas ocupavam o horário com boa performance nos índices de audiência. Agora, o trabalho será redobrado para reconquistar esse telespectador.

Para piorar a situação, “Espelho da Vida” vive a expectativa dos últimos capítulos. O telespectador não sairá da TV Globo. Além disso, o público da faixa horária está habituado a acompanhar novela ao invés de série. Outro desafio. E para tensionar ainda mais nesta semana de estreia, ocorreu o massacre de Suzano que alavancou o Cidade Alerta e Brasil Urgente.  

“A Rosa dos Milagres”, na realidade, lembra o “Casos da Vida Real” exibido pelo próprio SBT na década passada. Só que com a “forcinha” de Nossa Senhora para solucionar os entraves. A história mais impactante recaiu no episódio duplo que abordou o plano de vingança de uma mulher traída por 15 anos. Ela queria se vingar na “bastarda”, fruto da traição de seu marido com a então secretária. Há também o caso do professor que praticava tortura física e psicológica em um menino e incentivava o bullying na sala de aula.

O “conto” mais fraco apareceu nesta sexta-feira (15/03). Um rapaz deixou outro tetraplégico. A amiga queria se vingar, mas se apaixonou pelo algoz. De acordo com o roteiro, a “Virgenzinha” selou a união do casal com o perdão do rapaz que sofreu a violência física. Como assim? O agressor saiu limpo dessa história, não foi punido e ainda conquistou um grande amor.

No início desta semana, o SBT exibia duas histórias de “A Rosa dos Milagres”. Com os índices de audiência não satisfatórios, a emissora esticou a reprise de Teresa em mais uma hora no ar e exibe agora apenas um caso por dia. Diante do quadro, o mais interessante seria a inversão de horário entre a novela e a série. “A Rosa dos Milagres” teria mais facilidade em enfrentar “Malhação”.

Fabio Maksymczuk

4 comentários:

  1. O sbt peca ap nao exibir essas mexicanas ate umas 8 da noite ..seria um alternativa a globo e os jornaos da Record

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio, tudo bem? De fato, "A Rosa dos Milagres" (La Rosa de Guadalupe) foi a sucessora natural do "Casos da Vida Real" (Mujer, Casos de la Vida Real) no México, ambos programas (em suas épocas) são considerados tradicionais e de longa trajetória.
    Quanto ao SBT, seu grande problema é querer resultados rápidos, mesmo sabendo que alterou bruscamente o público-alvo da faixa, como foi bem observado por você. As decisões do canal beiram ao amadorismo e, ultimamente não estão dando uma dentro. O produto tem sucesso comprovado em vários países, mas com a falta de planejamento do canal, nem o melhor programa tem condições de emplacar.
    Hoje foi anunciado o primeiro promocional de "A que não podia amar", uma novela mexicana bastante pedida. Veremos como funcionará esta dobradinha nas próximas semanas. É aguardar pra ver!

    Abraços!
    Cristiano Ferrer
    www.primetelenovelas.com

    ResponderExcluir