Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2019

TV brasileira se mobiliza com massacre de Suzano



Olá, internautas

Nesta quarta-feira (13/03), um fato mobilizou a TV brasileira. Dois jovens promoveram um massacre na escola Professor Raul Brasil em Suzano (SP). Liguei a televisão por volta das 13 horas para acompanhar “Os Donos da Bola” com o Neto na Band, mas José Luiz Datena já comandava o plantão sobre o acontecimento. A atração futebolística não foi ao ar. O apresentador destacou o bullying que um dos atiradores sofria no colégio. "Eu era chamado de baleia", revelou Datena.

Já na Record TV, Reinaldo Gottino ganhou a companhia de Bruno Peruka no “Balanço Geral”. Renato Lombardi está afastado da atração por conta de problemas de saúde. “A Hora da Venenosa” também não foi exibido.

Bacci destacou o massacre em todo o “Cidade Alerta”. O apresentador ressaltou que conhece a escola. Há 15 anos, ele proferia palestras aos alunos e conhece a competência dos profissionais que trabalham no estabelecimento educacional.

A TV Globo mobilizou grande parte da programação para o jornalismo. O canal esticou o “Jornal Hoje” até 15h30. Cesar Tralli cobriu o acontecimento ao lado de Sandra Annenberg e Dony De Nuccio. A apresentadora fez questão de ressaltar que não eram “apenas” atiradores, mas assassinos. Dony e Tralli adotaram uma postura mais sóbria em relação aos apresentadores da Record.

Em seguida, entrou o “SP2” com Tralli que ficou no ar até a faixa das 17 horas. Com isso, “Sessão da Tarde” e “O Álbum da Grande Família” não foram exibidos. O jornalista ficou horas e mais horas no ar.

O “Jornal Nacional” entrou mais cedo na programação. Às 19h45, William Bonner, na escalada do telejornal, ressaltou com total ênfase: “A covardia de dois assassinos enoja o País”.

Até o SBT movimentou a programação. No “Fofocalizando”, as fofocas perderam espaço para Roberto Cabrini. O veterano jornalista entrevistou o prefeito de Suzano e acompanhou, ao vivo, os desdobramentos do massacre.

“A Tarde É Sua” também abordou o acontecimento na primeira hora do vespertino da RedeTV!. Sonia Abrão recebeu o deputado estadual Conte Lopes, chamado de capitão pela apresentadora, e a psicóloga Suzy Camacho que traçou um perfil dos assassinos e passou dicas aos pais sobre os filhos que poderiam enfrentar os mesmos transtornos dos atiradores.   

O momento é de união e de respeito à dor dos pais das crianças. Não é para aprofundar polarizações, como infelizmente ocorre nas redes sociais. A mídia deve escapar do sensacionalismo e não transformar o massacre em um evento midiático para angariar pontos de audiência.

Fabio Maksymczuk

4 comentários:

  1. Olá Fábio ! Muito bom texto . Chamou-me a atenção o final :O momento é de união e de respeito à dor dos pais das crianças. Não é para aprofundar polarizações, como infelizmente ocorre nas redes sociais. A mídia deve escapar do sensacionalismo e não transformar o massacre em um evento midiático para angariar pontos de audiência."

    Infelizmente , a mídia extrapola e o desrespeito é total . Tudo pela audiência . Abraços .

    ResponderExcluir
  2. Olá Fábio ! Muito bom texto . Chamou-me a atenção o final :O momento é de união e de respeito à dor dos pais das crianças. Não é para aprofundar polarizações, como infelizmente ocorre nas redes sociais. A mídia deve escapar do sensacionalismo e não transformar o massacre em um evento midiático para angariar pontos de audiência."

    Infelizmente , a mídia extrapola e o desrespeito é total . Tudo pela audiência . Abraços .

    ResponderExcluir