Páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2023

SBT acerta em especial de 60 anos do "Programa Silvio Santos"

 

Olá, internautas

No último domingo (04/06), o SBT celebrou os 60 anos do “Programa Silvio Santos” com uma edição especial com mais de cinco horas. O mais tradicional dominical da TV brasileira, agora sob comando de Patricia Abravanel, é companhia dos brasileiros há seis décadas. Um importante marco que realmente merece ser festejado.  

A competente edição reuniu os principais momentos da trajetória da atração. Basicamente, a edição especial dividiu-se em blocos dos anos 60, 70, 80, 90 e 2000. Em cada um deles, cenas relembraram as principais atrações que compuseram o “Programa Silvio Santos”.

O momento que mais me emocionou (e, por acaso, também a apresentadora Patricia Abravanel) foi a entrada dos jurados no momento que celebrou o “Show de Calouros” com a música clássica da atração: “a Sonia Lima, lá lá lá lá lá...” Toca profundamente a memória afetiva de quem foi criança nos anos 80. Ao mesmo tempo, em uma bonita homenagem, a atração destacou os jurados já falecidos, como Pedro de Lara, Wagner Montes e Elke Maravilha.

O segundo momento que mais me tocou foi a lembrança do histórico “Porta da Esperança”. A edição teve o cuidado de resgatar o clipe do “Jesus”, que encerrava a atração, com seu discurso: “Paz, amor, fé, esperança, luz e união não são apenas palavras. Você tem certeza que já fez tudo que podia pelo seu semelhante? Pense bem, pois um dia vamos nos encontrar. E eu gostaria muito de poder chamá-lo de Meu Filho”.

Já nos anos 2000, o especial relembrou o sucesso do Show do Milhão e da parceria bem-sucedida entre Maisinha e Silvio Santos. O clássico Topa Tudo por Dinheiro simbolizou os anos 90. Até o fã mirim número 1 do Raça Negra, Luis Sales, apareceu no palco.

Nos anos 80, ganhou destaque o “Domingo no Parque” com a visita da chamada Menina do Bambu, Daiza Lazarte Barros, que adotou um tom sério sobre o caso. Ela, de fato, ficou traumatizada com a repercussão com sua piada. Ela pediu desculpas a Silvio Santos, enfatizou que hoje é uma mãe de família e uma mulher de princípios. Enfatizou que propaga as palavras do Senhor.

No bloco dos anos 60, a edição especial resgatou um casal formado no programa “Casamento na TV”. Silvio Santos foi padrinho da união. Na época, em uma semente do que seria os realities, o programa acompanhou, durante um ano, o enlace matrimonial. Estão juntos há 55 anos.

Nos anos 70, o especial enfatizou que o PSS fazia parte da programação da TV Globo. A atração até enfatizou a premiação Rainha e Rei da TV que relembrou Susana Vieira e Tarcisio Meira. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho gravou um depoimento que destacou a importância de Silvio Santos para a popularização do canal em São Paulo e a promoção das novelas da emissora dentro do dominical.

O especial também enalteceu Gugu Liberato que fazia dupla com Silvio Santos na programação dominical. Uma bonita e justa homenagem ao pupilo que fez história no SBT.

Até o lado político ganhou espaço na celebração com a visita do vice-presidente Geraldo Alckmin. O especial relembrou a Semana do Presidente e participações dos mandatários do Poder Executivo, em especial Janio Quadros.  

O SBT acertou, em cheio, na produção do especial de 60 anos do “Programa Silvio Santos”. As cinco horas passaram rapidamente com um banho de imagens que fortalece o saudosismo de uma tevê genuinamente popular e desengessada.

Fabio Maksymczuk

13 comentários:

  1. Silvio Santos lenda viva da TV brasileira! Quando eu me conheci por gente os astros dos domingos televisivos eram Silvio Santos e o saudoso Gugu no SBT e Faustão na Globo! O Programa Silvio Santos quando eu me conheci por gente era uma maratona de programas de auditório dominicais apresentados por Silvio Santos e Gugu Liberato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é a música mais cedo porta da esperança topa tudo por dinheiro.. maioria dava espaço pro povo ser estrela e Silvio parecia intimo de todos.. em nome do amor lembro da Gabriela Spanic...depoia simplificar tudo como programa Silvio santos

      Excluir
    2. Lembro da Gabi Spanic no Em Nome do Amor

      Excluir
  2. A não participação do Silvio na comemoração de 60 anos de seu programa teve seus efeitos. O especial ficou por mais de 50 minutos na liderança de audiência. Isto talvez possa ser um indicativo de que o "Patrão" nos deixará em breve, só falta a esposa, Íris Abravanel, abrir o jogo sobre a situação dele, até porque o Silvio já não faz a menor falta na emissora que ele criou e comanda com mãos de ferro.

    Pedro Henrique
    Rio de Janeiro (RJ)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem realmente sabe quando a pessoa partirá dessa pra melhor é Deus.

      Excluir
    2. Não fa falta? Só foi líder porque era sobre ele...não sei se o SBT continua sem silvio

      Excluir
    3. Eu também penso a mesma coisa, esse especial de 60 anos do Programa Silvio Santos perdeu pro Fantástico mas ganhou do Circuito Sertanejo e do Vai Que Cola, já o destino do SBT sem o Silvio Santos será uma incógnita.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fábio ! Que pena, não assisti ao programa . pelo seu relato deve ter sido mesmo um belo momento esse retorno no tempo . Sílvio Santos , lenda viva da TV. Uma boa época , com domingos que preencheram nossa infância e juventude . Saudades daquele tempo . Dizem que ningúem é insubstituível , mas Silvio Santos parece ser , embora a Patrícia esteja conduzindo muito bem o programa . Opinião minha . Abraços .

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabio, tudo bem? Concordo contigo, foi um ótimo programa! Sobre sua colocação: "fortalece o saudosismo de uma tevê genuinamente popular e desengessada", é isso mesmo. É uma TV que não existe mais. O SBT acerta ao celebrar sua história, mas o canal precisa, a partir de agora, parar de viver no passado e pensar no futuro, até como uma questão de sobrevivência. Os péssimos índices da programação não são por acaso. Abraço! www.tele-visao.com

    ResponderExcluir