Olá, internautas
Nesta semana, o SBT iniciou a nova programação matinal. Um
dos destaques é o retorno do “Bom Dia & Cia” que estreou originalmente em
1993 com Eliana. Os programas infantis bombavam na televisão. De TV Cultura a TV Manchete. Ficou 28 anos no ar.
Após um hiato, a emissora resgatou novamente o programa em
2023. Ficou pouco tempo no ar devido aos baixos índices de audiência. Agora em
2025, “Bom Dia e Cia” volta com Patati Patatá no comando. Nas primeiras
edições, a dupla de palhaços não demonstrou fôlego no Kantar Ibope. Oscila na
casa de 1 a 2 pontos.
Na estreia, “Rádio Patati Patatá” com músicas, “Parque Patati
Patatá” com esquete sobre a profissão de arqueólogo e brincadeiras
com o público rechearam o programa que também contou com desenhos animados de
uma nova geração. Na edição desta quinta (29/05), a estrutura já foi modificada.
Desenhos mais tradicionais, como Scooby Doo e Tom e Jerry,
apareceram ao lado das brincadeiras que também contaram com a participação dos
pais agraciados pelos produtos Jequiti. Melocoton, que estreou em 1994 ao lado
de Eliana, também retornou ao “Bom Dia & Cia”. Ganhou mais espaço com as charadas
durante a semana.
Na coletiva de imprensa da nova programação do SBT,
Silvia Abravanel revelou que deseja que as crianças voltem a brincar de
amarelinha. Daniela Beyruti ressaltou que os pequenos estão largados no digital.
Essa é a visão da alta cúpula sbtista. Um desejo pelo retorno ao universo da
infância de décadas atrás.
O “Bom Dia & Cia” liderado por Patati Patatá entra nesse
contexto. É um formato de infantil da primeira metade dos anos 90. Só que já
estamos na terceira década do século XXI. A emissora deveria dialogar com as
crianças do novo milênio com um programa inserido nesse contexto. O saudosismo
de uma era não dialoga com os telespectadores mirins da chamada geração alfa. Diante
do cenário atual da nossa televisão, o SBT poderia criar um programa matutino voltado
para essas crianças, mas que abracem todos os públicos.
Além disso, Patati e Patatá inserem uma mensagem religiosa
no encerramento do infantil. “Muito obrigado, Senhor Jesus, por mais um dia de
alegria” e “Agradecer a Deus com Patati Patatá” aparecem no desfecho. Isso
fortalece a impressão deixada pela nova direção de se enveredar em um caminho evangelista
que não integra o DNA do canal fundado por Silvio Santos.
Fabio Maksymczuk
Deu vergonha alheia.
ResponderExcluirO tempo doa infantis passou as crianças com celular não veem mais TV ou desenhos e maus fácil por seriados infanto juvenil ou investir na nostalgia en outro girado
ResponderExcluirNos anos 80, 90 e 2000 os programas infantis bombavam, a limitação da publicidade infantil desmotivou as emissoras de TV a produzirem programas infantis.
ResponderExcluir