Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

"Chef de Alto Nível" garante boa primeira temporada

 

Olá, internautas

Nesta quinta-feira (21/08), ‘Chef de Alto Nível’ chegou à grande final. Luiz Lira consagrou-se o grande vencedor da primeira temporada com a anuência de Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto.

Como já era esperado, os profissionais confirmaram o favoritismo. Na decisão, dois deles (Lira e Arika Messa) duelaram contra um representante da internet (Allan Mamede). Os amadores ficaram nitidamente em desvantagem.

O formato do talent show apresentou algumas peculiaridades. Cada mentor formou a sua equipe. Passava orientações. Defendia o avanço da equipe. Ao mesmo tempo, eles próprios avaliavam os pratos da sua turma e dos concorrentes. Estranho. O ideal seria que convidados (ou até mesmo Ana Maria Braga) avaliassem os melhores e piores pratos.

E por falar em Ana Maria Braga, muitos questionaram a pouca influência da apresentadora na atração. É uma questão do formato que também atingia Ana Paula Padrão no MasterChef Brasil. Isso, nitidamente, foi modificado na grande final. A veterana apareceu com destaque no último episódio.

A edição ficou marcada pelo ritmo acelerado. Com a duração de uma hora e quinze participantes, inicialmente, as avaliações e a performance de cada competidor passavam rapidamente na tela. Com as eliminações e a diminuição do elenco, isso ficou menos acentuado.

Lira, neto de Quitéria, ex-assistente da cozinha de Ana Maria Braga no ‘Note e Anote’, apareceu, durante a competição, como um dos favoritos. O ‘triunvirato’ escolheu o melhor profissional e não a melhor história de vida que poderia envolver o telespectador em votação popular.

‘Chef de Alto Nível’ trouxe provas com duração curta. Cerca de 50 minutos com pratos que fugiam da sofisticação. Mesmo remetendo a outros programas, a atração conquistou uma identidade própria. Atala, Rueda e Renata deram um tempero especial ao programa.

Diferente do insosso Mestre do Sabor, ‘Chef de Alto Nível’ merece uma segunda temporada que já está confirmada em 2026.

Fabio Maksymczuk

3 comentários:

  1. visitem esse blog e o ajudem a crescer: explorandoumpoucodetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. achei o programa bem dinamico...na minha opinião,melhor que o masterchef...agora realmente,a avaliação dos pratos deveria ser feito por outros chefs profissionais convidados.

    ResponderExcluir
  3. Torci pelo Mamede. Seus pratos eram lindos.

    ResponderExcluir