Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Positivo e negativo: "Os Dez Mandamentos" alavanca Record



Olá, internautas

Nesta segunda-feira (23/11), “Os Dez Mandamentos” chegou ao fim. A novela alavancou a audiência da Record. A trama assinada por Vivian de Oliveira com direção de Alexandre Avancini atingiu a casa dos 30 pontos, fato memorável dentro do atual momento da TV brasileira. O cajado de Moisés derrubou o Jornal Nacional e a poderosa novela das nove.

Vivian é responsável pelo texto leve e competente em outras produções bíblicas, como “Rei Davi”. A autora transforma a história bíblica em estrutura de folhetim. Não cansa o telespectador que não está habituado com a leitura dos livros religiosos, como Bíblia e a própria Torá.



Avancini, mais uma vez, demonstrou competência na direção. Trouxe um ar ágil e dinâmico no desenvolvimento da história.  Além disso, a Record finalmente apostou em um elenco renovado com profissionais não desgastados no vídeo.

“Os Dez Mandamentos” teve como pano de fundo as raízes do antissemitismo que ainda infelizmente perdura e os conflitos dos judeus ainda (inacreditavelmente) no Oriente Médio.

Como sempre fazemos, segue o nosso tradicional balanço com os pontos positivos e negativos de “Os Dez Mandamentos”.



PONTOS POSITIVOS

Sergio Marone – melhor desempenho do ator em toda a sua trajetória na televisão. A trama, na realidade, sustentou-se em Ramsés e não em Moisés. E Marone conseguiu superar o desafio até o fim. Os melhores momentos do paulistano apareceram na fase jovem do então herdeiro do trono. Mostrou total entrosamento com Camila Rodrigues (Nefertari) e Guilherme Winter (Moisés).

Adriana Garambone – a atriz viveu o ápice de sua carreira como a “naja” Yunet. A atriz incorporou as maldades da “mãe da rainha”. Vilã de marca maior. A atriz em nenhum momento apelou para a canastrice. Show de interpretação.   

Vera Zimmermann – excelente trabalho da atriz que ganhou a atenção do telespectador ao dar vida a Henutmire. A atriz passou o dilema entre os mundo egípcio e hebreu. Melhor trabalho da atriz nos últimos anos. Envolveu o telespectador. Também vale destacar a boa performance de Mel Lisboa que interpretou a fase jovem da personagem.



Renato Livera – o que falar de Simut interpretado com carisma pelo ator Renato Livera? Caiu na graça do público. Melhor trabalho de Livera na TV.  

Petrônio Gontijo – mais um ótimo trabalho do ator na Record. Sem dúvida alguma, era um dos atores com mais intensidade no núcleo hebreu.

Denise Del Vecchio – o que falar dessa grande atriz? Mais um ótimo trabalho desenvolvido na Record. Trouxe o sofrimento da mãe Joquebede.



Larissa Maciel – a atriz finalmente desencarnou de Maysa em “Os Dez Mandamentos”. Brilhou ao dar vida a Miriã, irmã de Moisés e fundamental para a construção de toda a história.

Giuseppe Oristanio – melhor trabalho do ator em sua trajetória na Record. Interpretou com veracidade o sumo sacerdote Paser. Passou carinho com a filha e neto e preocupação com o desenrolar das pragas no Egito com contundência e sabedoria. Fez um belo contraponto com Marone (Ramsés).   

Zécarlos Machado – ótima atuação do ator que interpretou magistralmente o faraó Seti, “pai” dos antissemitas.  



Victor Pecoraro – o ator é extremamente carismático no vídeo. Por isso mesmo, grande parte do público chorou pela morte de Ikeni no Mar Vermelho. Uma “onda” de lamentação tomou conta das redes sociais.

Juliana Didone – a atriz teve um bom desempenho ao longo das segunda e terceira fases da novela. Leila teve a missão de passar a angústia de viver entre dois mundos: o egípcio e o hebreu. Passou carisma e simpatia ao telespectador.  

Fernando Sampaio – o ator ganhou o carinho do público ao interpretar o “chef” do palácio real, Gahijii.




Roger Gobeth e Paulo Gorgulho – os dois alcançaram resultado positivo ao interpretarem Anrão.  Gorgulho, especialmente, chamou a atenção pela intensidade na interpretação. É o melhor trabalho do ator nos últimos 20 anos.

Tammy di Calafiori – a atriz interpretou Ana com doçura, a então egípcia com raízes hebreias.  Muito carinhosa no vídeo.

Roberta Santiago (Karoma) – a atriz teve um bom desempenho constante nas segunda e terceira fases de “Os Dez Mandamentos”. Não deixou a “peteca cair” na transição das fases.

PONTOS NEGATIVOS

Guilherme Winter – o ator foi a maior decepção de “Os Dez Mandamentos”. Já tinha realizado ótimos trabalhos, como em “Ti-Ti-Ti” e “Pecado Mortal”. Teve uma atuação robótica na fase jovem do então príncipe Moisés. Uma coisa é ser cortês e educado. Outra é ser apagado. Marone sobressaiu de tal forma nesta fase que Winter se viu engolido. Não criou empatia com o público. Gravíssimo. Somente na “fase madura” de Moisés, o ator conseguiu incorporar a figura de protagonista da novela.

Giselle Itié (Zípora) – não acompanhou o desempenho dos outros colegas de elenco. Atuação que beirou a canastrice.

Abertura da novela – pouco criativa com qualidade discutível.

Última semana – como a novela sustentou-se em Ramsés, o telespectador sentiu enorme falta das histórias ambientadas no palácio real. Perdeu fôlego.

Último capítulo – o telespectador foi feito de bobo. A história não chegou, de verdade, ao “fim”. A expressão “continua” é um tapa na cara do público que acompanhou mais de 170 capítulos. Se fosse para terminar da maneira como ocorreu, era bem melhor ter terminado a saga no “fechamento” do Mar Vermelho....Ramsés destroçado e Moisés triunfante. Parece que a Record esquece o passado. O mesmo ocorreu com Caminhos do Coração que foi espichada em três temporadas.


Fabio Maksymczuk

4 comentários:

  1. Esqueceu de mencionar o Kiko Pissolato que arrasou na novela. Sem credibilidade e preconceituoso.

    ResponderExcluir
  2. eu vi em alguns momentos. marone estava muito bem mesmo. gostei muito do trabalho do pecoraro tb. amo a didone, ela está muito bem em o hipnotizador tb. adoro tb a tammy. eu gostei da abertura. não vi o último capítulo. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Depois da cena do Mar Vermelho a audiência de Os Dez Mandamentos (Record) caiu? O Último capítulo de ontem não bateu o JN e nem a novela das 9 global A Regra do Jogo? De um certo ponto o funcionário da Globo em uma materia tem Razão, histórias bíblicas (leia-se Record) também cansam assim como o urbanismo restrito ao eixo Rio-São Paulo e o realismo (leia-se Globo) e também novelas infantis (leia-se SBT), entre outras coisas! Assim como a Globo não sabe lidar com os fracassos, as suas concorrentes por sua vez não sabem lidar com o sucesso! Assim como no primeiro semestre de 2006 com a novela Prova de Amor, a Record também se empolgou demais com o sucesso de Os Dez Mandamentos agora em 2015, esticar demais e enrolar demais a novela também não adianta muito, tem que saber prender a atenção do Telespectador com inteligência e não se empolgar demais só pq ganhou da Globo ou do JN e da novela das 9 dizendo que o "Monopólio tá acabando" não é bem por aí, tem que saber segurar o Telespectador com inteligência, realmente no Brasil ninguém entende de TV melhor do que o ex-todo poderoso da Globo entre 1967 e 1997 o Boni.As Emissoras deviam varias as histórias, os enredos na Dramaturgia e não ficarem restritas apenas ao urbanismo e realismo do eixo Rio-São Paulo, ao ruralismo, á novelas bíblicas, á novelas infantis, á novelas adolescentes, á novelas de épocas, á novelas contemporâneas, entre outras e sim variar ou diversificar as histórias, independente de darem audiência ou não.

    ResponderExcluir
  4. N vi essa novela, n consegui ter interesse...bjo http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir