Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Confira os piores da TV brasileira em 2018



Olá, internautas

Neste ano, a TV brasileira viveu escassez de atrações que envolvessem o telespectador, principalmente nas telenovelas. Segue a nossa tradicional relação com os piores de 2018.


PIOR NOVELA: Apocalipse

“Apocalipse” logo nas primeiras semanas mostrou a que veio. A Igreja da Sagrada Luz, inspirada nitidamente na Igreja Católica, incomodou profundamente parte do público. A novela foi dirigida claramente aos evangélicos. Não abarcou todos os telespectadores. “Apocalipse” foi a trama, dentre todas (inclusive minisséries), que mais segmentou uma trilha religiosa. E o resultado ficou ruim. Até mesmo os efeitos especiais não despertaram repercussão, como ocorreu em “Os Dez Mandamentos”.

PIOR ATOR: Sergio Marone

Sergio Marone não viveu seus melhores momentos na teledramaturgia. A entonação da voz de Ricardo Montana ficou idêntica ao faraó Ramsés. E a comparação ficou ainda mais perceptível com a nova exibição da novela de Moisés e companhia.

PIOR ATRIZ: Bruna Marquezine

“Deus Salve o Rei” evidenciou as limitações de Bruna Marquezine. A jovem atriz, que já não tinha convencido na novela “Em Família”, mostra falta de estofo para encarar personagens centrais com maior segurança. Ao invés de gélida, interpretou de forma robótica. Texto decorado. Apenas. Catarina era uma vilã que poderia ter entrado para a história da teledramaturgia. Porém, a personagem ficou com impressão estranha no vídeo justamente pela postura de Bruna.



PIOR APRESENTADOR: Rinaldi Faria

O apresentador, que é conhecido por ser o empresário responsável pela marca Patati Patatá, se inspira nitidamente no animador Silvio Santos no comando do “Nossa Noite”, programa da TV Gazeta. Rinaldi adotou uma retórica claramente evangélica. Com entonação dos pastores das madrugadas da Record, Rinaldi falava corriqueiramente em fé, Deus e Jesus. Nas primeiras vezes que assisti, até pensei que o programa seria mais uma faixa alugada para alguma Igreja.  Rinaldi precisa encontrar uma personalidade própria.

PIORES APRESENTADORAS: Vivian Amorim, Fernanda Keulla e Ana Clara

O trio Vivian Amorim, Fernanda Keulla e Ana Clara derraparam no “Vídeo Show”. As três egressas do “Big Brother Brasil” não demonstraram bagagem cultural televisiva para comandar uma atração que enaltece a história da TV Globo. Fernanda e Vivian, principalmente, passaram pouco conhecimento desse universo durante entrevistas com o elenco da emissora.

PIOR LOCUTOR ESPORTIVO: Galvão Bueno

O oba-oba ufanista marcou a cobertura da TV Globo na Copa da Rússia. A emissora continua a idealizar uma seleção forte. Favorita ao título. Galvão Bueno personifica tal postura. Logo no primeiro jogo do selecionado canarinho, o locutor jogou a responsabilidade do empate contra a Suíça (desde 1978, o Brasil vencia o primeiro jogo nos Mundiais) nas costas do árbitro e do árbitro de vídeo. Não apontou, em nenhum momento, as limitações da equipe de Tite.



PIOR PROGRAMA JORNALÍSTICO: RedeTV News

“RedeTV News” não aposta na diversidade de opiniões e correntes políticas/ideológicas. Reinaldo Azevedo é o baluarte do telejornal. Boris Casoy e Salete Lemos também emitem opiniões dentro de uma mesma linha ideológica. Não há diversidade, o que transforma o telejornal em um palco partidário.

PIOR PROGRAMA ESPORTIVO: Show do Esporte

A Band resgatou o título para a nova aposta de Milton Neves e Juju Salimeni. O apresentador sempre alardeava que a ex-panicat tem 13 milhões de seguidores nas redes sociais. Tal performance pode ter sido um dos motivos para sua contratação. Porém, o fraco desempenho da modelo no novo “Show do Esporte” chamou negativamente a atenção. Além disso, a primeira fase do esportivo ocupava três horas na programação. Milton enchia linguiça para ocupar tanto espaço, o que tornava o programa sonolento.

PIOR PROGRAMA DE VARIEDADES: Melhor da Tarde

A aposta da Band para as tardes da emissora não desperta grande interesse no público. O ar modorrento impregna desde a estreia. Conteúdo pouco atrativo. A atração de catia Fonseca não conquistou uma identidade própria. 


PIOR PROGRAMA DE AUDITÓRIO: Agora é com Datena

Neste ano, a Band estreou “Agora É com Datena”. A nova aposta da emissora da família Saad entrou na guerra dominical com seis horas de duração. Começa às 15 horas e vai até 21 horas. Desde a estreia, ficou visível a falta de conteúdo para tantas horas no ar. O apresentador apostou, no início, em intermináveis números musicais. O ar modorrento imperou. Tudo muito devagar e sem grandes atrativos.


PIOR REALITY/TALENT SHOW: Os Gretchens

Antes da estreia de seu programa no Multishow, Gretchen enfatizou que o reality no Multishow seria “verdadeiro” ao mostrar o seu dia a dia. Porém, muitas situações passaram a impressão de serem roteirizadas, como a despedida de solteiro de Thammy. Além disso, Sula Miranda “sobrou” na atração da TV paga.

PIOR SÉRIE: Brasil a Bordo

O humorístico, que trouxe a Piorá Linhas Aéreas, não arrancou sequer um riso amarelo no telespectador. A produção da TV Globo apostou em diálogos curtos e cenas rápidas que formaram um conjunto desconexo. Sem uma linha mestra. Ficou sem uma história a ser acompanhada com início, meio e fim. 

FIASCO DO ANO: Fala Zuca

Neste ano, a RedeTV! reformulou a grade matutina. Celso Zucatelli ganhou apenas meia hora com o “Fala Zuca”. De uma forma totalmente esbaforida, o apresentador iniciava a atração ao lado de Vladimir Alves. Zucatelli incorporou “Dr. Enéas”. Fala rápida demais. Acelerado. Passou a impressão de querer passar todas as informações possíveis em seu curto programa. A nova atração ficou apenas algumas semanas no ar. Fracasso.

PIOR PROGRAMA DA TELEVISÃO BRASILEIRA: Top Game

“Top Game” pulula de emissora em emissora. O programa não passa credibilidade no vídeo. Chamadas perdidas. Respostas esdrúxulas dos “participantes”. Com aquele ar de suspense que só fisga o telespectador para continuar na linha telefônica.

Fabio Maksymczuk

4 comentários:

  1. Oi Fabio, tudo bem? Concordo com sua lista, olha que coisa! Destaco as apresentadoras do Vídeo Show. O programa já teve tantas mudanças nestes últimos cinco anos, mas essa foi a pior e mais amadora delas. É evidente que o programa precisa de um nome de peso e com conteúdo para a apresentação, ainda mais que estamos falando de um programa ao vivo. Foi uma mudança que se esperava de emissoras como SBT ou RedeTV, mas não da Globo. Muito amadora. Vamos ver como ficará em 2019. Abraço e feliz ano novo!
    www.tele-visao..com

    ResponderExcluir
  2. Eu tentei ver Os Gretchens mas não deu. A falta de educação, de compostura, de elegância foi demais para a minha cabeça. Na sua lista, gostei de não ter colocado o programa do Neto porque andam numa marcação feroz sobre ele e é o único sobre futebol que eu vejo, embora tenha largado de mão o esporte. Morro de rir e, fico por dentro do futebol em alguma coisa e esperando ele ter um piripaque a q qualquer hora ( KKKK )

    ResponderExcluir