Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Vi a TV nascer e estou vendo a TV morrer, dispara Lima Duarte na FAAP

Estou nesta foto... haha
Olá, internautas

Nesta terça-feira (03/09), acompanhei o “Fórum Estadão Cultura” na FAAP, em São Paulo. O evento, que discutiu os caminhos para a política da cultura no Brasil, contou com uma presença ilustre. Lima Duarte, prestes a completar 90 anos, proferiu os seus causos.

O ator é uma figura incrível. Muito simpático. Carismático. Natural. Atores da nova geração deveriam aprender com o mestre. É inacreditável que ainda há profissional que se recusa a tirar foto com fã por não ser “Mickey” e “não estar na Disney”....

Lima ressaltou a importância do Teatro da Arena para a construção da sua carreira e a sua consciência social. “A Arena colocou o brasileiro e o Brasil em cena”, enalteceu.

Ele ainda recordou o início da televisão no Brasil. Comentou sobre a Festa da Taba que festejou a chegada do veículo de comunicação em nosso País. “Sou o único vivo”, zombou. Em seguida, relembrou de Lolita Rodrigues que cantou o Hino da Televisão. Indagou se ela já tinha morrido. Ao ouvir que está vivíssima, questionou por onde andava (ela mora com a filha em João Pessoa. Essa é a minha última informação).  "Eu vi a TV nascer e estou vendo a TV morrer", disparou sobre o surgimento e a propagação da internet.

Em seguida, Lima Duarte comentou sobre o fracasso estrondoso da novela O Bofe, sua primeira na TV Globo. Mesmo assim, enfatizou a importância do autor Bráulio Pedroso que cumpria a função do artista em inserir ruído no sistema. Depois, ele conferiu o outro lado da “moeda” com o megassucesso de “O Bem Amado”. Lima revelou o jeito peculiar na composição do personagem Zeca Diabo. E também de Sinhozinho Malta, de “Roque Santeiro”.

Lima também falou sobre o preconceito que sofre pela idade. “Ofendem muita a gente. É tiozinho. Baile da terceira idade. Querem que morremos logo porque atrapalhamos a aposentadoria”, desabafou.

O ator ainda analisou sobre o seu mais recente trabalho na novela O Outro Lado do Paraíso. Lima confidenciou que deixou o autor “bravo”. “Eu não vou falar isso.... Isso é muito idiota”, explicou ao revelar que inseria diálogos próprios, de acordo com o perfil do seu personagem.

No encerramento do encontro, tivemos a oportunidade de assistir ao curta-metragem A volta para casa, protagonizado por Lima Duarte. Muito delicado. Gostei. O ator ressaltou que pensou em diferenciar a velhice e o "velhinho". Assistimos em primeira mão.

Agradeço o envio do convite pela FAAP para acompanhar o evento. Lima Duarte é uma lenda viva. É um verdadeiro símbolo que representa a história da teledramaturgia brasileira.

Adendo: No primeiro painel que debateu as dificuldades encontradas pela cultura no atual momento da sociedade brasileira, a professora da FAAP, Luciana Rodrigues, proferiu uma declaração interessante: “Pobre não faz arte. Faz artesanato. Aquele menino que faz hip hop não é considerado artista. Artista é aquele que está no Olimpo fazendo novela". Boa análise.

Fabio Maksymczuk

4 comentários:

  1. Ele não tem o que reclamar da carreira pois um homem feio e cheio de maneirismos repetidos a exaustão conseguiu dar o seu recado e mostrar seu trabalho.E, ele foi um dos motivos para eu não ver novela, muito prestigiado enquanto outros eram defenestrados sem dó. Muitos também talentosos sumiram e ninguém sabe o motivo.Eu já vi entrevistas dele e são ótimas mas a idade tem uma armadilha que eu não quero cair, é achar que no tempo da pessoa as coisas eram melhores e que o futuro vai morrer como morrerá a pessoa.Quanto a alfinetada que você deu no Loreto, cuidado para não cair nessa, também nessa armadilha que nunca armaram para o Lima Duarte. O outro da Masafera (?) aprontou pior e ninguém bateu nele e Loreto é massacrado por qualquer detalhe. Ele já explicou que não foi bem assim, que o reporter ouviu cantar o galo e não sabe aonde.No fundo a ex faz parte do grupo lacrador da Globo e Loreto não. Eu acho que ele é ator para Hollywood e para cinema. Não vejo novela e não sei avaliar o trabalho dele mas no cinema deu show total. Se eu fosse ele, procuraria falar inglês e me mandava para Hollywood porque não abaixou para alguém e estão cortando o cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentamos aqui sobre o lado profissional. José Loreto evoluiu como ator no vídeo. Isso é inegável. Porém, passa imaturidade até nas redes sociais....

      Excluir