Páginas

quarta-feira, 6 de maio de 2020

"Aruanas" perde fôlego com exibição semanal


Olá, internautas

“Aruanas” já estreou na TV Globo na terça-feira (28/04) da semana anterior. A nova série, assinada por Estela Renner e Marcos Nisti, com direção artística de Carlos Manga Jr, direção geral de Estela Renner, parceria técnica do Greenpeace e colaboração de Pedro de Barros no roteiro, tem como missão trazer luz à preservação da biodiversidade, em especial da Floresta Amazônica.

A produção, originalmente disponível no GloboPlay, estreou com 21 pontos. O segundo capítulo registrou 19 pontos. Nesta faixa horária, o paredão do “BBB20” atingia índices ao redor dos 30 pontos. Uma queda sensível nos índices de audiência.

“Aruanas” apresenta três entraves. O primeiro deles recai na temática. A novela “Amor de Mãe”, que mal saiu do ar, explora a importância da preservação do meio ambiente, através do duelo entre os personagens Álvaro (Irandhir Santos) e Davi (Vladimir Brichta) sobre os rumos da PWA, conglomerado do ramo de plástico. Já “Aruanas” enfoca as consequências da mineradora KM que agride a Amazônia. Luiz Carlos Vasconcelos, que também integra “Amor de Mãe”, vive o vilão Miguel na série. Além da temática ambiental, cada personagem enfrenta seus dilemas pessoais. Como acontecia em “Sob Pressão” e “Segunda Chamada”.

O segundo obstáculo surge na escalação de Tais Araújo que interpreta a ativista Verônica. Advogada. Em “Amor de Mãe”, a atriz também interpreta a advogada Vitória que apoia as iniciativas do ativista Davi. Perfis semelhantes. Sempre é válido salientar que a TV Globo poderia apostar em novos talentos para protagonizar suas produções. Sempre são os mesmos. Leandra Leal e Debora Falabella que interpretam, respectivamente, Luiza e Natalie, são profissionais frequentes nas escalações.   

Por fim, “Aruanas” possui formato, na realidade, de minissérie. Um capítulo é engatado ao outro. Há uma continuidade na história entre os episódios. Conquistaria mais fôlego com a exibição diária. E não apenas às terças-feiras.  O telespectador precisa relembrar o que aconteceu na semana anterior.

Fabio Maksymczuk

4 comentários:

  1. Acho que há uma confusão entre minissérie e série nas produções da Globo. Acho que a emissora peca um pouco nessa questão e isso vem acontecendo com Aruanas. Concordo com você que essa produção é uma minissérie e precisa ser acompanhada diariamente. Talvez seja o maior motivo da audiência estar caindo, além da temática não ser do interesse do grande público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tema pra maioria dos brasileiros soa chato apesar de importantíssimo. .Fábio tem razão quando vi a chamada com a Taís pensei que era propaganda de amor de mae ..porque nao usar o pessoal da malhação ne

      Excluir
  2. Acho que aconteceu algo semelhante com Assédio e que ainda era exibida na linha 2 às sextas. Resultado: a exibição passou batida e a audiência não acompanhou como poderia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assédio tinha uma direção que fugia do padrão mais popular...

      Excluir