Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

TV Globo surpreende com "Flor do Caribe"


Olá, internautas

Nesta segunda-feira (31/08), a TV Globo estreou a reprise de “Flor do Caribe”. A emissora surpreendeu ao resgatar a novela de Walther Negrão com direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Leonardo Nogueira. Em 2013, a trama tinha o objetivo de alavancar os índices de audiência. E conseguiu. Até mesmo, superou a novela das sete “Sangue Bom” em algumas oportunidades.

Porém, “Flor do Caribe” não é uma trama que deixou marcas profundas na memória afetiva do público. A TV Globo escalou uma novela solar e leve diante da realidade que afeta a sociedade. “A Vida da Gente”, que deixou saudades, continua no baú.

“Flor do Caribe” é especial para mim. Em 2013, tive a oportunidade de acompanhar a festa de lançamento da produção aqui em São Paulo. Nos últimos anos, a TV Globo promove as festas somente no Rio de Janeiro.

Neste evento, comentei no meu antigo espaço no UOL: “Grazi Massafera estava a minha frente. Ao meu lado direito, o ator Henri Castelli. Do meu lado esquerdo, Ailton Graça e Bruno Gissoni. Atrás, Max Fercondini. Todos em um clima de alto astral. Também passou por mim Sthefany Brito. E eu nessa patota...”.

E tem mais: “Acompanhei o trabalho dos colegas jornalistas. Atores e atrizes da novela responderam, sem melindres, os questionamentos. “Como é a sua rotina?”. Foi uma pergunta muito comum. Ailton Graça ficou por quase meia hora em rodinhas. Foi muito solícito. Sempre ressaltava que seu personagem não era cômico. Seria uma boa oportunidade de mostrar o seu outro lado de ator”.   

Ainda no meu antigo blog hospedado no UOL, fiz a análise dos primeiros capítulos. ““Flor do Caribe” é uma novela “solar”. Jovens atores compõem a maioria do elenco. Acertaram em cheio na escolha do ator Igor Rickli que interpreta o vilão Alberto. Uma novidade para o telespectador já cansado das eternas “panelinhas”. Grazi Massafera é muito querida pelo telespectador. Porém, grande parte das novelas protagonizadas pela paranaense míngua no IBOPE. Foi assim com “Negócio da China” (triste lembrança), “Tempos Modernos” e “Aquele Beijo”. Nesses dois primeiros capítulos, a atriz deu um tom mais interiorano a Ester. Mas a novela não é de praia? Mesmo assim, Grazi ainda permanece com ares de “namoradinha do Brasil””, frisei.  



Após ter acompanhado a festa de lançamento de “Flor do Caribe”, o Departamento de Mídias Sociais da TV Globo me convidou para conhecer o famoso Projac, a cidade cenográfica da novela das seis e também as gravações da trama.

Lá, os atores Dudu Azevedo, Max Fercondini e Thiago Martins bateram um papo com os blogueiros. Fiz esse relato na época: “Já tinha conversado com o trio na festa de lançamento da novela em São Paulo. Como os outros colegas escrevem sobre turismo, a conversa seguiu nesse ritmo. Qual foi a viagem inesquecível? Em que hotel ficaram hospedados? Se havia alguma dica de bar, restaurante ou balada no Rio Grande do Norte? Um comentário de Dudu merece destaque. “O País não se leva a sério”. O ator criticou a postura do Brasil em relação ao setor turístico. “Poderíamos ser o Top 3 do mundo”, frisou. Os atores destacaram seus destinos preferidos. Thiago falou sobre a viagem a Londres e Paris. Max lembrou do Havaí. Já Dudu ressaltou Bali”.

E ainda comentei na época sobre essa visita: “Após o bate-papo, o grupo seguiu para os estúdios da novela “Flor do Caribe”. Em um primeiro momento, acompanhamos a gravação no switcher. A diretora passava orientações para a atriz Grazi Massafera. A paranaense, bem simpática, brincava quando errava o texto a ser dito.  Depois, fomos para o estúdio. Ocorria uma gravação com o ator Igor Rickli”.

E tem mais: “Depois, com o famoso carrinho, seguimos para as cidades cenográficas. Acompanhamos os ambientes das novelas Flor do Caribe, Salve Jorge (parei na Capadócia!) e Lado a Lado. A assessora da Globo pediu para não entrarmos na “caverna do Zyah”. Revelou que cobras vivem por lá”.

“Flor do Caribe” traz essas lembranças para mim. Sou pé quente. Agora, a missão da novela das seis é entreter o público dentro de um ambiente apreensivo com a pandemia do novo Coronavírus. Em 2013, a trama começou com 18 pontos. Depois, subiu. Veremos o que acontece em 2020.

Fabio Maksymczuk

10 comentários:

  1. Eu me lembro do seu texto. Se não me foge a memória ainda comentei da sua sorte em poder conviver com esse pessoal. infelizmente não consigo acompanhar novelas, perco horário e não tenho cabeça para a falta de lógica, próprio da modalidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu só gostaria de destacar o trecho que mais tocou meu coração na matéria como um todo:

    - “A Vida da Gente”, que deixou saudades, continua no baú.

    Fica o registro.
    Amor ETERNO por essa novela. Queria falar mais, mas o comentário ficaria ENORME, hahaha. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser um sucesso de critica e ter fas a vida da gente nao foi sucesso grandioso de audiência talvez porisso escolheram essa

      Excluir
    2. Boa tarde Fábio. "A Vida da Gente" foi uma novela excelente. Marjorie deu um show, na mina opinião mais do que a Fernanda. Quanto a Flor do Caribe da aquela vontade louca de conhecer Rio Grande do Norte. Fábio conheço umas 15 cidades do ES. Se você for a Itaúnas distrito de Conceição da Barra vai se encantar com as dunas. Tenho mais do ES no marcador do Estado.

      Excluir
    3. Não conheço Rio Grande do Norte. Abs!

      Excluir
  3. Pra mim o grande destaque foi a Cláudia Neto. Torço tbm por uma reprise de A Vida Da Gente. Acho que Flor do Caribe fará mais sucesso que na primeira exibição.

    ResponderExcluir