Páginas

sábado, 28 de novembro de 2020

TVT marca identidade própria na TV brasileira

 

Olá, internautas

A TVT – TV dos Trabalhadores é uma das emissoras que ganha pouca visibilidade na mídia especializada. O canal encontra-se na TV digital, pelo menos aqui em São Paulo. É sintonizada em 44.01, próxima da Record News e TV Aparecida.

A TVT possui uma clara linha editorial. A programação, como um todo, tem um viés da chamada “esquerda”. É um espaço que tenta desconstruir o noticiário impregnando pelo neoliberalismo na chamada “grande mídia”.  

Nesse período eleitoral, a TVT promoveu debates entre os candidatos a prefeito. Em São Paulo, no primeiro turno, participaram do encontro Joice Hasselmann (PSL), Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota), Marina Helou (REDE), Orlando Silva (PCdoB) e Jilmar Tatto (PT). Guilherme Boulos (PSOL) ausentou-se, inesperadamente, do debate. Já no segundo turno, o canal organizou o debate entre os candidatos a prefeito de Diadema, Filippi (PT) e Taka Yamauchi (PSD).

Jornalistas importantes integram o elenco da TVT, como Juca Kfouri que comanda “Entre Vistas”. Na mais recente edição, ele entrevistou a vereadora eleita em Salvador, Maria Marighella (PT), neta de Carlos Marighella. José Trajano é outro jornalista de destaque do canal. Em “Papo com Zé Trajano”, ele fala sobre futebol, política, música e cultura. Os dois, aliás, dividiam o “Cartão Verde”, na TV Cultura, nos idos anos 90.

 “Bom Para Todos” é outra atração que chama a atenção. A apresentadora Talita Galli comenta, por uma hora diária, o noticiário do dia. Ela bate papo com especialistas, intelectuais e outros jornalistas, como o editor-chefe da Rede Brasil Atual, Paulo Donizete.

E há atrações com jornalistas da chamada “nova geração”, como Vinicius Rodrigues, que comanda o programa de entrevistas “Resenha ao Quadrado”, que vai ao ar às quartas-feiras, a partir das 20h15. Ainda destacaremos esse ótimo profissional em um próximo post.  

A TVT é uma das emissoras que forma a nossa TV brasileira.

Fabio Maksymczuk

4 comentários:

  1. Nao conhecia a TVT. 😉👏👏👏

    Passa lá no blog, espero sua visita. Tenha uma semana abençoada.
    Beijos,
    Paloma Viricio❤

    ResponderExcluir
  2. Oi Fábio ! Nao sabia da existência da TVT. Prá mim é novidade . Por aqui não sintonizamos nem na Tv aberta , nem na Tv paga . Gostaria de conhec^-la . Tudo já está tão batido e muito das programações não atraem . Abcs,

    ResponderExcluir