Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Positivo e Negativo: "A Vida da Gente" termina com texto envolvente



Olá, internautas

Nesta sexta-feira (06/08), a TV Globo exibiu o último capítulo da reprise de “A Vida da Gente”. A novela cumpriu a sua missão em ficar ao redor dos 20 pontos de média nos índices de audiência. 

Nesta reexibição, o telespectador ficou tocado ao acompanhar Nicette Bruno na pele de Iná. A atriz foi uma das vítimas da pandemia do novo Coronavírus em nosso País. 

A seguir, republico a análise divulgada em 3 de março de 2012 no nosso antigo espaço no UOL Televisão Blogs.

____

Olá, internautas

“A Vida da Gente” chegou ao último capítulo nesta sexta-feira (02/03). A novela começou com ares de obras assinadas por Manoel Carlos. A autora Licia Manzo conseguiu, no decorrer dos capítulos, colocar a sua marca e imprimir sensibilidade aos dramas retratados. A dramaturga e o diretor Jayme Monjardim funcionaram em uma boa dupla. “A Vida da Gente” não foi uma novela arrastada, como as últimas produções dirigidas por Jayme. É um dos melhores folhetins das seis já exibido na Rede Globo. Missão cumprida. Veja o balanço final com os pontos positivos e negativos. 

Pontos positivos 

Licia Manzo: o texto foi a melhor qualidade de “A Vida da Gente”. Diálogos consistentes. Nada superficial. Emocionante. Envolvente. 

Fernanda Vasconcellos (Ana): melhor trabalho da atriz na TV brasileira. Personagem difícil. Fernanda entregou-se, de forma intensa, aos dramas vividos por Ana. 

Rafael Cardoso (Rodrigo): ótimo trabalho do ator. A Rede Globo acertou em cheio na escalação. A emissora precisa aprender que a nova geração é muito além de Bruno Gagliasso e Cauã Reymond. Rafael aproveitou a oportunidade e envolveu os telespectadores. 


Marjorie Estiano (Manu): ótimo trabalho. Viveu intensamente os dramas de Manuela. A atriz, mais uma vez, brilhou no vídeo.

Nicette Bruno (Iná):  Nicette ganhou uma ótima personagem e mostrou todo o seu talento. A última cena com o discurso “Tudo muda. Muda o amor. Mudam as pessoas. Muda a família” foi a coroação do belo trabalho.

Leonardo Medeiros (Lourenço): ótimo ator que brilhou em um personagem teoricamente coadjuvante. 

Pontos negativos

Final das personagens: mesmo com o discurso “Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio”, eu, pessoalmente, preferia o casal Ana e Rodrigo ao invés de Manu e Rodrigo. As duas irmãs bateram boca (em uma cena memorável), momentos antes do casamento de Ana. A personagem de Fernanda Vasconcellos falou que realmente amava Rodrigo. Desmanchou o casamento. Entrou em depressão. Depois, no final, volta aos braços de Lucio?

Índices de audiência: uma bela novela que não estourou no IBOPE. Algumas razões podem ser levantadas, como a deterioração da atração que antecede na programação, “Malhação”, que enfrenta uma crise na audiência. O fato de ser exibida em pleno horário de verão é outro empecilho. Muitos telespectadores também fugiram da novela por ser uma obra intensamente dramática. Alguns até brincaram que Ana enfrentou uma depressão justamente por assistir à novela. Visão que, obviamente, não compartilho. 

Fabio Maksymczuk

9 comentários:

  1. Oi Fabio, tudo bem? Também resgatei minha análise de A Vida da Gente no blog! Estamos "véios", kkkk! Particularmente, eu acho que Ana devia ficar com Lucio, e Manu com Gabriel. Rodrigo foi bem fraco na fase final da novela. Mas, independente disso, é uma novela que eu gosto muito e adorei rever! Grande produção! Abraço! www.tele-visao.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, fiz questão de acompanhar novamente a trama e mais uma vez amei. Vibrei, me emocionei com várias cenas, me aborreço com outras. A novela realmente me prendeu.ioto bem interpretada por Marjorie Estiano, Vasconcelos , nicete, e tantos outros que TB tiveram o seu valor. Poucas novelas me atraíram como essa.O final, nem tudo aceitável. O público sempre tem as suas preferências. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Uma das melhores novelas das seis de todos os tempos. Bom início de semana meu amigo.

    ResponderExcluir
  4. A Lícia brilhou em A Vida Da Gente e firmou-se em Sete Vidas. Rafael Cardoso que em 2012 foi uma escalação acertada, aparece em 2021 com recordes de emendas. A Rede Globo poderia descansá-lo. Só em 2021 ele apareceu: Tititi,A Vida Da Gente, Salve-se Quem Puder e Império. E foi quase escalado para o remake de Pantanal.
    O único ponto negativo de A Vida Da Gente foi a carga dramática para um novela das 18hs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novela muito pesada sem humor..mais pesada que as do Manoel Carlos mais boa tanto que não foi esquecida e não envelhecem mal

      Excluir
    2. Não fiquei muito envolvido com Sete Vidas

      Excluir