Páginas

sábado, 13 de janeiro de 2024

Documentário resgata Xuxa como símbolo da TV Globo

 

Olá, internautas

Nesta semana, a TV Globo exibiu o documentário sobre Xuxa Meneghel na faixa pós-BBB24. A atração foge de ser um material jornalístico. Na realidade, é uma peça do Grupo Globo que vangloria a imagem de um dos seus maiores símbolos. Fase áurea da televisão e da emissora platinada.

“Xuxa, o Documentário” traz a visão da “homenageada” sobre fatos que aconteceram em sua vida pessoal e profissional. Da infância à maturidade. O auge da atração ocorre no reencontro com Marlene Mattos. Durante o bate-papo, a apresentadora tenta se colocar na figura de vítima. A diretora, que construiu a aura de “Rainha dos Baixinhos”, responde as indagações de sua pupila.

Marlene é responsável direta por transformar uma modelo, que era vista como símbolo sexual nos anos 80 e namorada de Pelé, em um ícone da hegemonia da TV Globo na comunicação do País. Uma tarefa árdua que sacrificou a vida pessoal das duas. E não apenas de Xuxa.

Em um determinado momento, Xuxa confidencia que foi uma atriz fabricada. Na realidade, foi um símbolo de marketing bem construído que movimentou bilhões de reais em 40 anos. Xuxa é celebridade. De certo modo, uma visão tupiniquim da Princesa Diana, figura que ecoava na mídia no início dos anos 80. Xuxa surgiu neste rastro. Uma imagem que toca a memória afetiva de milhões de brasileiros oriundos, principalmente, dos anos 80 e 90.

Em outro momento do documentário, Angélica defende que Xuxa é verdade. Porém, a própria apresentadora enfatizou que falava e agia de acordo com instruções de Marlene Mattos e se arrepende de muitas coisas. Contradição.

“Xuxa, o Documentário” foge de qualquer visão crítica, especialmente sobre a exposição de sua filha Sasha Meneghel. A queda nos índices de audiência também não apareceu. O desfecho da Fundação Xuxa também não foi mencionado.

O documentário serviu para Xuxa reaparecer nos domínios do Grupo Globo.

Fabio Maksymczuk

30 comentários:

  1. Fábio, se vc gosta mais da Mara Maravilha do que da Xuxa (inclusive vc já comentou isso em postagens minhas do meu Blog sobre a Xuxa), tudo bem afinal de contas ninguém é unanimidade e nem Cristo conseguiu agradar a todos (concordo que no documentário faltou falar sobre o fim da Fundação Xuxa Meneghel, queda nos índices de audiência é o de menos, aliás quando ela esteve na Record de 2015 à 2020 ela mais perdia do que ganhava dos programas do SBT porém o Dancing Brasil tinha uma boa repercussão nas redes sociais) mas ninguém é obrigado a falar de quem não gosta! Eu também gostava da Mara Maravilha mas nos últimos anos ela só quer causar e aparecer metendo o pau nos outros e com argumentos preconceituosos e em tom de ódio e raiva.

    ResponderExcluir
  2. A saudosa Princesa Diana (falecido em 1997) era destaque na mídia mundial dos anos 80 e 90! Xuxa tem uma legião de fãs desde os anos 80.

    ResponderExcluir
  3. Agora em 2024 vai ter o documentário sobre as Paquitas no Globo Play e já começaram as gravações! Imperdível (pra quem é fã é claro, como é o meu caso! Por influência da minha irmã acabei me tornando fã da Xuxa)!

    ResponderExcluir
  4. Xuxa dou um fenômeno internacional tem muitos fãs na Argentina a qual considera sua segunda casa. Porém o cuidado de Marlene a blindou dos fãs malucos porém a tracou numa gaiola de vidro e transformou num mito lucrativo... comparo a Cida dela a do Michael Jackson uma vida conllmo realitie show

    ResponderExcluir
  5. Post tendencioso, que serve só como caça views, queria deletar....

    ResponderExcluir
  6. Quando leio que foi escrito por fã da Mara já corro. Sempre querendo engajar com o nome da Xuxa.

    ResponderExcluir
  7. Quanto a Xuxa ter dito que falava de acordo com o que a Marlene Mattos pedia, Xuxa confiava demais na Marlene que se apossou demais da Xuxa mas fale isso pra um fã da Mara.

    ResponderExcluir
  8. Não gostar da Xuxa ou ser fã da Mara tudo bem, mas publicar um texto tendencioso sobre a Xuxa em busca de cliques e views é dose! Desculpe a sinceridade.

    ResponderExcluir
  9. Fábio, não vi o documentário, mas me solidarizo a você por ter que lidar com tanta abobrinha aqui nos comentários. São uns recalcados! Você é um dos poucos críticos de TV deste país que conseguem ser imparciais. Continue esse trabalho sensacional.

    Pedro Henrique
    Rio de Janeiro (RJ)

    ResponderExcluir
  10. Lendo seu artigo com mais calma, acabo de chegar a conclusão que esse documentário serviu apenas para enaltecer a Xuxa. Endeusaram quem não merecia tanto. Simples.

    Pedro Henrique
    Rio de Janeiro (RJ)

    ResponderExcluir
  11. Fábio, respeito o seu trabalho! Discordo de algumas coisas que vc escreveu no texto.

    ResponderExcluir
  12. A pessoa fala que não viu o documentário e fala que o documentário só serviu pra enaltecer a Xuxa e chama quem criticou o texto de recalcado! Sem comentários.

    ResponderExcluir
  13. Mas desculpe qualquer coisa Fábio, espero que vc não tenha levado a mal!

    ResponderExcluir
  14. Texto de um fã da Mara

    ResponderExcluir