Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2024

"BBB24" termina com vitória do controverso Davi

 

Olá, internautas

Nesta terça-feira (16/04), a TV Globo exibiu a grande final do “BBB24”. Davi Brito consagrou-se o grande vencedor do reality show com 60,52% da votação popular. A vigésima quarta temporada entra para a galeria de boas edições. Superior aos BBB22 e BBB23. Não é histórica, como alguns defendem nas redes sociais. Mesmo assim, ganhou fôlego diante de um formato que está no ar há 24 anos.

Davi foi transformado em protagonista pela burrice de muitos confinados. O então motorista de aplicativo saiu com a pecha de vítima, diante de falas e comportamentos erráticos, principalmente de Rodriguinho, que entrou na galeria de piores participantes da história do “Big Brother Brasil”, Wanessa Camargo, MC Binn e Yasmin Brunet.  

O quarteto entregou, de mão beijada, a premiação de quase três milhões de reais ao soteropolitano que até foi chamado de “baiano comum”. Mesmo com dezenas de edições de realities de confinamento em duas décadas, os participantes insistem nos mesmos erros. Mc Bin Laden, ao lado de Lucas “Calabreso”, provocou o estopim para a eclosão de ataques e isolamento a Davi por uma fofoca mal contada.

Davi não aparece entre os maiores jogadores do BBB, como alguns tentam caracterizá-lo. O telespectador o acolheu até o fim do jogo, mesmo com suas falas e posturas problemáticas minimizadas pela edição.  

Até mesmo na noite da grande final, o reality omitiu suas falas sobre “filho homem” e ensiná-lo a ser macho. Discursos machista e homofóbico permearam sua participação. A chamada “militância”, até mesmo, passou o pano nas redes sociais, já que ele representaria o “menino preto, periférico e sem acesso à educação”. O mesmo não ocorreu com Hadballa e Lucas Gallina que saíram escorraçados do BBB20.   

De acordo com as falas do apresentador Tadeu Schmidt, no anúncio do vencedor, Davi seria um rapaz ainda em construção. Uma esperança. O roteiro de um menino preto e pobre que sonha em ser médico marcou o reality show. Tadeu até insistia em chamá-lo de “Doutor Davi”. Hoje (17/04), no “Mais Você”, Ana Maria Braga também potencializou que Davi é um moleque. “Verde”.  

Davi é um personagem complexo. Controverso. Nesta quarta, o novo milionário do Brasil inseriu versículos da Bíblia durante o bate-papo com Ana Maria Braga. E também durante o BBB24. Ele é um retrato do Brasil profundo com raízes cristãs e das Igrejas neopentecostais que se espalham nas periferias. E é esse público que a TV Globo tenta dialogar. Em alguns momentos, “BBB24” se transformou em quase um “Show da Fé” com rezas, orações, menções a Jesus, Nossa Senhora de Nazaré e Deus.  

Grande parte dos confinados apenas passou pela “casa mais vigiada do Brasil”. Elenco inchado com 26 participantes. Os chamados “puxadinhos” acrescentaram quase nada ao show. A inspiração em "A Grande Conquista" não funcionou. Permanência longa e esticada. O time do Camarote foi o pior desde a entrada em 2020. Porém, foram as “pessoas públicas” que engrenaram o jogo ao atacarem Davi.

“Big Brother Brasil” se transformou em uma máquina de produção de influenciadores digitais e de faturamento alto para a TV Globo. Por isso mesmo, muitos preferem ser “planta” e conquistarem dinheiro nas redes sociais. Imagem neutra. Os exemplos mais nítidos dessa tendência foram o vice-campeão Matteus Alegrete e a terceira colocada Isabelle Nogueira. Fugiram, ao máximo, de atritos.

Nanda Bande e Giovanna Pitel lideraram o polo de antagonistas chamado de Gnomos. Poderiam ter rendido muito mais no jogo. Mesmo assim, saíram com uma imagem nítida perante o telespectador. Igual ao que acontece com Davi, muitos “passam o pano” para Fernanda diante de suas falas problemáticas.  

Beatriz Reis, também chamada de Bia do Brás, foi uma personagem marcante do “BBB24”. Chegou até a reta final com sua personalidade excêntrica e carismática. O bordão “Brasil do Brasil” conseguiu entrar no desenvolvimento do reality. Porém, faltou inteligência emocional nos ataques de Davi e Fernanda, o que fragilizou sua participação no jogo.

A colega de quarto Fadas, Alane, também ficará nas lembranças do BBB24, principalmente por sua despedida dolorosa do confinamento. O autoflagelo gerou comoção no público. Entrou no BBB24 para ganhar visibilidade e entrar no universo das telenovelas. A conferir.

Como já analisado anteriormente, a expulsão de Wanessa Camargo também é um capítulo controverso da direção, que passou a impressão de não ter utilizado o mesmo parâmetro na briga tensa entre Davi e Mc Bin Laden. A bronca de Tadeu com os dois rapazes não teve o mesmo peso do “ultimato” a Leidy Elin que jogou as roupas do baiano na piscina. Ficou desbalanceado. 

Luis Miranda e Marcos Veras não funcionaram no “BBB24”. Os quadros “Big Treta” e “Vamo Invadir sua Casa!” passaram graça alguma. Por outro lado, Diogo Defante deitou e rolou no “Domingão com Huck”.

A saga do “BBB24” continuará nos próximos meses. Agora é acompanhar se, de fato, Davi estudará Medicina, os rumos de seu relacionamento amoroso com Mani, chamada de namorada e até esposa durante o confinamento, o romance de Isabelle e Matteus, além do desenrolar de Camila Moura e Lucas Buda. A segunda temporada já começou. Agora, sem a mão pesada da direção.  

Fabio Maksymczuk

Um comentário: