Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Formato envelhecido compromete retorno do "Bom Dia & Cia"

 

Olá, internautas

Nesta semana, o SBT iniciou a nova programação matinal. Um dos destaques é o retorno do “Bom Dia & Cia” que estreou originalmente em 1993 com Eliana. Os programas infantis bombavam na televisão. De TV Cultura a TV Manchete. Ficou 28 anos no ar.

Após um hiato, a emissora resgatou novamente o programa em 2023. Ficou pouco tempo no ar devido aos baixos índices de audiência. Agora em 2025, “Bom Dia e Cia” volta com Patati Patatá no comando. Nas primeiras edições, a dupla de palhaços não demonstrou fôlego no Kantar Ibope. Oscila na casa de 1 a 2 pontos.

Na estreia, “Rádio Patati Patatá” com músicas, “Parque Patati Patatá” com esquete sobre a profissão de arqueólogo e brincadeiras com o público rechearam o programa que também contou com desenhos animados de uma nova geração. Na edição desta quinta (29/05), a estrutura já foi modificada.

Desenhos mais tradicionais, como Scooby Doo e Tom e Jerry, apareceram ao lado das brincadeiras que também contaram com a participação dos pais agraciados pelos produtos Jequiti. Melocoton, que estreou em 1994 ao lado de Eliana, também retornou ao “Bom Dia & Cia”. Ganhou mais espaço com as charadas durante a semana.

Na coletiva de imprensa da nova programação do SBT, Silvia Abravanel revelou que deseja que as crianças voltem a brincar de amarelinha. Daniela Beyruti ressaltou que os pequenos estão largados no digital. Essa é a visão da alta cúpula sbtista. Um desejo pelo retorno ao universo da infância de décadas atrás.

O “Bom Dia & Cia” liderado por Patati Patatá entra nesse contexto. É um formato de infantil da primeira metade dos anos 90. Só que já estamos na terceira década do século XXI. A emissora deveria dialogar com as crianças do novo milênio com um programa inserido nesse contexto. O saudosismo de uma era não dialoga com os telespectadores mirins da chamada geração alfa. Diante do cenário atual da nossa televisão, o SBT poderia criar um programa matutino voltado para essas crianças, mas que abracem todos os públicos.

Além disso, Patati e Patatá inserem uma mensagem religiosa no encerramento do infantil. “Muito obrigado, Senhor Jesus, por mais um dia de alegria” e “Agradecer a Deus com Patati Patatá” aparecem no desfecho. Isso fortalece a impressão deixada pela nova direção de se enveredar em um caminho evangelista que não integra o DNA do canal fundado por Silvio Santos.

Fabio Maksymczuk

3 comentários:

  1. O tempo doa infantis passou as crianças com celular não veem mais TV ou desenhos e maus fácil por seriados infanto juvenil ou investir na nostalgia en outro girado

    ResponderExcluir
  2. Nos anos 80, 90 e 2000 os programas infantis bombavam, a limitação da publicidade infantil desmotivou as emissoras de TV a produzirem programas infantis.

    ResponderExcluir