Páginas

domingo, 31 de agosto de 2025

Aqui Agora empaca no SBT

 


Olá, internautas

O SBT celebrou 44 anos na última terça-feira (19/08). “Aqui Agora” é um dos marcos na história da emissora fundada por Silvio Santos. Referência de sucesso que até hoje serve como modelo de jornalismo popular para o canal.

E isso é um problema. O noticiário comandado por Ivo Morganti e Christina Rocha funcionou no início dos anos 90. Anos mais tarde, ainda nessa década, o programa sucumbiu. A Record avançou com o “Cidade Alerta”. Até hoje, agora sob comando de Reinaldo Gottino, funciona como um dos pilares na programação da emissora da Barra Funda.

Já na TV do século XXI, o SBT tentou reavivar o “Aqui Agora”. Em 2008, Luiz Bacci, Joyce Ribeiro, Herberth de Souza e Christina Rocha apresentaram a nova versão sem êxito. Sem repercussão. 17 anos depois, o canal redobra a aposta. Até aqui, com índices modestos. Fica corriqueiramente atrás da Band em pleno início do horário nobre. A televisão passa por um momento de transformação. O receituário dos anos 90 não é o mesmo dos tempos atuais.

Às vésperas da estreia, o SBT anunciou uma “arma secreta” para “bombar” o telejornal. Geraldo Luis apareceu de supetão ao lado de Dani Brandi e Marco Pagetti. A emissora acertou na contratação do “contador de histórias”. Comunicador nato que dialoga com o público tradicional sbtista. O trio aparece harmônico no vídeo. Um respeita o outro na tela. Não ocorre atropelamento na condução do noticiário.

Nas recentes edições, “Aqui Agora” ganhou um novo rumo com os causos apresentados por Geraldo Luis. O jornalista conta as histórias, como fazia em seus programas na Record. Traz o lado humano para a tela. O noticiário focado exclusivamente na criminalidade começou a arrefecer com a nova direção.  

Apesar disso, há um congestionamento de atrações similares na faixa horária. “Cidade Alerta”, pela Record, Brasil Urgente, pela Band, Brasil do Povo, na RedeTV!, e agora “Aqui Agora”, no SBT, disputam o mesmo público. É válido destacar que José Luiz Datena também busca novos caminhos em seu novo programa. Pautas sobre comida ganham espaço.

Além disso, “Aqui Agora” sucedia, nas primeiras edições, a dupla A Caverna Encantada e Chaves. Público teoricamente destoante do noticiário. O efeito cascata não engrenou.

Desde o “Tá na Hora” com Marcão do Povo e Christina Rocha, os índices de audiência do SBT encontram-se abaixo em comparação à anterior grade ocupada pelas telenovelas mexicanas.
O SBT acerta na contratação de Geraldo Luis e erra na insistência com um telejornal focado no universo da criminalidade. Tá na hora de encontrar um novo caminho na programação.  

Fabio Maksymczuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário