Páginas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

TV Globo perde fôlego na audiência com Rainha da Sucata

 

Olá, internautas

Um fenômeno instigante aparece nos dados do Kantar/Ibope. A Tv Globo perdeu fôlego nos índices de audiência, na faixa do início do horário nobre, com a reprise de Rainha da Sucata.

Normalmente, os índices normalmente caem nesse período do ano marcado pelo calor. Porém, a queda da trama assinada por Silvio de Abreu é acentuada. A Viagem ficava ao redor dos 17 pontos. Já Rainha da Sucata ronda 13 pontos. Desde a escalação equivocada de Paraíso Tropical, Vale a Pena Ver de Novo não via tal patamar.

As reapresentações de Alma Gêmea, Tieta e A Viagem obtiveram êxito. Até alavancaram a novela das seis no conhecido efeito cascata. Desde a entrada da sucateira, Êta Mundo Melhor! dificilmente entra na casa dos 20 pontos. Caiu também.

Lembro da novela exibida originalmente em 1990. Era criança e adorava a trama. Uma das minhas primeiras lembranças televisivas. Era fã da Dona Armênia que queria “botar essa prédio na chon” em plena Avenida Paulista. As suas filhinhas também se fixaram na minha memória afetiva: Geraldo (Marcello Novaes), Gerson (Gerson Brenner) e Gino (Jandir Ferrari). Rainha da Sucata tinha a cara de São Paulo, o que não acontece com a contemporânea Três Graças que mais parece ser gravada em Santa Teresa e na Portelinha.

Regina Duarte, como Maria do Carmo, e Gloria Menezes, na pele da vilã Laurinha Figueroa, lideravam o elenco composto por estrelas do elenco platinado. Rainha da Sucata marcou as comemorações de 25 anos do canal. Apesar disso, também lembro das pesadas críticas negativas contra a obra, especialmente de Leão Lobo.

Em 1990, Rainha da Sucata não foi unanimidade. O fenômeno Pantanal, pela TV Manchete, ecoou nos lares brasileiros e se transformou na principal novela daquele período.  

Muito provavelmente, no ano que vem, a TV Globo deva escalar mais uma novela de Walcyr Carrasco para reabilitar o Vale a Pena Ver de Novo. Amor à Vida ou A Dona do Pedaço deverão reaparecer na grade de programação.

Fabio Maksymczuk

Ps: estou com problemas no acesso à internet fixa. Por isso, esse espaço aparece menos atualizado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário