Páginas

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Breves pitacos sobre a programação de fim de ano da TV brasileira

Olá, internautas

O fim de ano reservou uma série de especiais na TV brasileira. Seguem alguns breves pitacos.

1 – Família Record

A atração trouxe a última participação de Ticiane Pinheiro que deixou a emissora, após 20 anos. No dia 30 de dezembro, aconteceu a despedida oficial no Hoje em Dia, já que era a última edição ao vivo da revista eletrônica da Record. Felipe Andreoli e Rafa Brites comandaram, pela primeira vez, o “Família Record” que foi ao ar em apenas uma edição. Com a saída de diversos profissionais da emissora nos últimos anos, Lucas Selfie teve a oportunidade de ser um dos convidados. O programa apresentou Tina, atendente virtual da emissora. Sem “borogodó”. Antes da revelação do amigo secreto, cada recordiano aparecia em trajes de uma nova profissão, através da inteligência artificial, apreciada por ele próprio. Ficou interessante.

Porém, o encerramento foi o que mais chamou a atenção. Todos no palco celebraram o algarismo 22, que seria o número sorteado de um participante da plateia. Ganharia um celular. Só que todos estavam com o 22. Na mensagem de encerramento, desejaram um Feliz 2026 com o 22 estampado na tela. Andreoli até tentou justificar o número como sendo o dia exibido do especial. Só que naquele momento, já tinha virado para a madrugada do dia 23.

2 – Retrospectiva 2025: TV Globo

O instante mais delicado das retrospectivas é o resgate dos falecimentos que aconteceram naquele ano. A apresentadora da TV Gazeta, Ione Borges, foi lembrada na atração da TV Globo. O momento apareceu com extrema delicadeza e bem editado.

3 – Centésima edição da Corrida de São Silvestre – TV Gazeta

No dia 31 de dezembro, TV Globo e TV Gazeta transmitiram a centésima edição da Corrida de São Silvestre que abrangeu 15 quilômetros das ruas de São Paulo. Na emissora da Fundação Cásper Líbero, responsável pela organização de uma das provas mais tradicionais do esporte brasileiro, Alexandre Silvestre saiu da narração e voltou a ser um dos repórteres da cobertura. Alex Muller assumiu o posto de narrador da transmissão. Diferente de Silvestre que adota um estilo mais informal, Muller empregou uma postura mais formal e conservadora.

Tive a oportunidade de visitar a exposição dos 100 anos da São Silvestre no Parque do Ibirapuera, local onde ocorreu a entrega dos kits aos 55 mil corredores. Estava lotadíssimo. Divulguei algumas fotos nas minhas redes sociais.

4 – Melhor da Tarde

Acompanhei alguns momentos do Melhor da Tarde, agora comandado por Chris Flores ao lado de Leo Dias e Thiago Pasqualotto. Leo enfatizou que está feliz na Band, após sua saída do SBT. Chris revelou que aceitou o convite do amigo Leo Dias para embarcar em um novo capítulo de sua carreira profissional, após cuidar de seu pai e ter voltado a estudar nesses últimos dois anos de ausência da TV. Marcia Sensitiva foi uma das convidadas nessas edições. Fez ponderações sobre os signos Leão, Áries e Sagitário que mais se beneficiarão do zodíaco em 2026 e Virgem como sendo o pior.

Durante esse período, o vespertino reprisou uma reportagem sobre Petrópolis veiculada no quase homônimo Melhor da Noite. A repórter citou o nome do programa noturno sem edição na atração da tarde.

5 – Seja Luz e Vira Brasil

O SBT exibiu o especial Seja Luz na véspera de Natal. Garantiu um dos piores índices de audiência da programação do dia na emissora. Assisti alguns trechos que não despertaram o meu entusiasmo. Já o Vira Brasil ganhou a segunda transmissão consecutiva pela emissora da Família Abravanel. Funciona como uma contraprogramação e envolve um público específico atrelado ao universo gospel. Nada contra. A ideia até é interessante ao fugir de um padrão que aparece nas concorrentes. O telespectador ganha uma opção com uma proposta clara.

Fabio Maksymczuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário