Páginas

domingo, 6 de dezembro de 2015

Confira a relação dos piores de 2015 da TV brasileira



Olá, internautas

2015 reservou bons e maus momentos ao telespectador que acompanha a programação da TV brasileira. Segue a relação dos piores do ano! 


PIOR NOVELA: A Regra do Jogo

Depois da hecatombe de Babilônia, o telespectador aguardava uma nova novela que despertasse o interesse e alavancasse o horário nobre da TV Globo. Porém, o que foi visto foi uma produção pior em relação à antecessora. “A Regra do Jogo” explora a maldade. O público acompanha um clima soturno. Vilão e mais vilão na trama. Não há respiro. Não gera um entretenimento que alivie a rotina do espectador. Além disso, João Emanuel Carneiro, mais uma vez, não consegue criar histórias paralelas consistentes que drenem o núcleo central. Tudo fica solto e jogado. Entrará para a história da teledramaturgia como a novela das nove que perdeu a hegemonia nos índices de audiência para “Os Dez Mandamentos”.


PIOR ATOR: Henri Castelli

Henri Castelli adotou uma postura canastrona ao interpretar Gabo, o vilão de “I Love Paraisópolis”. Atuação totalmente estereotipada e superficial. Não convenceu. 


PIOR ATRIZ: Leticia Spiller

Na primeira fase de “I Love Paraisópolis”, Leticia Spiller adotou uma interpretação canastrona ao viver a megera Soraya. Leticia e Henri formaram uma dupla que causou vergonha alheia na novela das sete da TV Globo.  




PIOR APRESENTADOR: Otaviano Costa

Como sempre ressalto, fujo de “apresentadores-mala”. Otaviano Costa se enquadra nesta categoria. Extremamente forçado no comando do “Vídeo Show”, programa da TV Globo que permanece com problemas nos índices de audiência. Otaviano tenta, a todo custo, ser engraçado no vídeo. Sem sucesso. 

PIOR APRESENTADORA: Mariana Leão

A RedeTV! resolveu investir na programação matutina com “Melhor pra Você”. A emissora contratou Celso Zucatelli e Edu Guedes para comandarem a atração. Não conseguiram levar Chris Flores. Por isso mesmo, escalaram a “reserva” Mariana Leão que não dá liga com os dois apresentadores. Fica apagada e passa despercebida no programa.

PIOR PROGRAMA HUMORÍSTICO: Tomara Que Caia

O chamado “humorístico interativo”, que seria uma ideia genial de Boninho e equipe, foi um dos maiores desastres da TV Globo na programação deste ano. “Tomara Que Caia” forçou a interatividade sem atingir o objetivo principal: provocar risadas no telespectador. Foi um humorístico sem humor.




PIOR PROGRAMA JORNALÍSTICO: Jornal da Globo

Jornal da Globo é um programa jornalístico ou espaço panfletário da oposição ao governo Dilma, Lula e PT? O âncora William Waack valoriza apenas um lado do fato noticiado. Visão de mundo parcial.

PIOR PROGRAMA INFANTIL: As Aventuras de Teleco e Teco

A RedeTV! apostou em um programa que não conseguiu escapar das comparações com Patati e Patatá. Os dois palhaços Teleco e Teco ficaram com a imagem de clones ou “cópias paraguaias”.

PIOR PROGRAMA DE VARIEDADES: Programa da Tarde

Desde a estreia, o programa de Britto Jr. e Ticiane Pinheiro (com Ana Hickmann, na época) não encantou o telespectador. Atração mal idealizada. Pouco atraente. Neste ano, o vespertino apostou em dois pilares que já corroeram há muito tempo.  

O quadro Patrulha do Consumidor com Celso Russomanno visou basicamente a promoção da imagem do político do PRB. Já o reality “Além do Peso” emendou uma temporada à outra. Mesmos dilemas. Mesmos artifícios de suspense. Cansou. Programa com ciclo devidamente encerrado.



PIOR PROGRAMA DE AUDITÓRIO: Programa da Sabrina

“Programa da Sabrina” é insosso. Sem graça. Sem sabor. É uma atração que se baseia exclusivamente no carisma da apresentadora. 

PIOR REALITY SHOW: The Bachelor – Em Busca do Grande Amor  

A RedeTV! “vulgarizou” o reality show “The Bachelor – Em Busca do Grande Amor”.  Nos “capítulos” da epopeia de Gianluca Perino, um certo ar de “soft porn” tomou conta da proposta. A edição se preocupou em mostrar a “abundância” das 15 mulheres. Em “festinhas” na mansão, as competidoras de biquíni tentavam seduzir o italiano. Mais pareciam as “atrizes” do Teste de Fidelidade, de João Kleber.

PIOR SÉRIE: Chapa Quente

Chapa Quente apresentou pobre roteiro com texto desgastado. Os velhos estereótipos apareceram com destaque na produção da TV Globo. Tiago Abravanel, por exemplo, interpreta o cabeleireiro afetado Fran. O ator aproveita para “dar pinta” e reforça este aspecto na interpretação. Cai o pano.

FIASCO DO ANO: Corte do “Agora é Tarde” na programação da Band

A Rede Bandeirantes aprontou com o telespectador. O programa de Rafinha Bastos, sem uma justificativa plausível, saiu da grade de programação. Enlatados ocuparam a vaga do talk show. De acordo com informações veiculadas pela imprensa, a Rede Bandeirantes enfrentaria percalços diante da crise econômica. Apesar disso, o corte abrupto da atração demonstra total falta de planejamento dos executivos da Band. “Agora é Tarde” ficou fora da grade de programação no início de ano em virtude do momento “férias”. Os problemas financeiros não aparecem de uma hora para outra. Diante de tal fato, por que não tiraram o programa nessa fase de descanso da turma do talk show? Qual foi o objetivo de queimar Rafinha Bastos e sua equipe?




PIOR PROGRAMA DA TELEVISÃO BRASILEIRA: Você na TV

João Kleber poderia trilhar um caminho muito mais interessante na RedeTV!. Comediante talentoso que se enveredou para um caminho tortuoso. O “Você na TV” aposta diariamente nos tais “segredos”. Todo santo dia. Além disso, não passa verdade ao telespectador. Em um dias desses, JK revelou que merecia o Troféu Imprensa por mostrar o caso de um homem que tem contato com alienígenas. Cai o pano....


Fabio Maksymczuk

5 comentários:

  1. e já estamos no fim do ano. não chego a achar regra do jogo a pior novela, mas que está chata, está. amo otaviano costa. excelente. tomara que caia é ruinzinho mesmo. não dá pra chamar cidade alerta de programa jornalístico, é o pior de tudo o que é pior na tv. nem sei q programa infantil é esse, pelo jeito não perdi nada. acho mais chato raul gil. mas o programa da sabrina tb apela. mas acho que o da xuxa consegue ser mais esquisito. não vi episódios do chapa quente. você na tv é de chorar. bejios, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabio, tudo bem? A Regra do Jogo decepcionou. Gosto do mote central, mas a trama tem andado em círculos ultimamente. E as tramas paralelas, como você ressaltou, são um horror. Não apenas tem qualquer relação com a saga principal, como não são nem um pouco interessantes. Mas, mesmo assim, não considero a trama pior que Babilônia, que teve problemas muito mais graves em termos de estrutura. Foi a trama de Gilberto Braga e cia que iniciou a má fase da Globo no horário nobre. Abraço!
    André San - www.tele-visao.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fábio! Tudo bem? Passando para conhecer seu novo espaço. Que pena que não deu certo com o UOL, mas seus leitores vão te acompanhar onde estiver. Esse ano não dei muita audiência para a Globo rs, vi alguns episódios de "A Regra do Jogo" e não curti. O ano foi de "Os Dez Mandamentos" mesmo. Bjus!

    ResponderExcluir
  4. não conheço ninguém que rende regra do jogo de elogios depois de babilonia que despencou o ibope no horário esperava uma boa novela acabou não ocorrendo sobre tomara que caia a globo nunca teve sorte neste horário de domingo ! na sua lista faltou o é de casa !

    ResponderExcluir
  5. OI Fábio...concordo c vc.... estes programas foram ruins demais! bjo http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir