Páginas

domingo, 26 de março de 2017

Sotaque destoa em Novo Mundo



Olá, internautas

A TV Globo estreou, na última quarta-feira (22/03), “Novo Mundo”. A nova novela das seis, de Thereza Falcão e Alessandro Marson, substitui “Sol Nascente” que, realmente, não deixará saudade. A emissora erra ao exibir o primeiro capítulo em uma quarta-feira. Uma quebra de hábito totalmente desnecessária.

Até aqui, “Novo Mundo” mais parece uma continuação de “Liberdade, Liberdade”. E tal percepção é ressaltada pela direção artística de Vinícius Coimbra. Ele dirigiu a trama de Joaquina e agora tem a missão de retratar a Independência do Brasil.

Nestas produções de época, fico profundamente incomodado com os velhos e repetidos estereótipos. Dom João VI é o comilão de frango. Dom Pedro I é o garanhão. E por aí vai. Dom João VI deveria ser mais valorizado. Foi um líder importante para o Brasil. Suas obras permanecem até hoje, como o Jardim Botânico e a Biblioteca Nacional.

Por outro lado, é louvável valorizar a Imperatriz Leopoldina, figura relegada ao segundo plano. A novela terá o mérito de destacar a figura feminina que ajudou na construção da Independência do País. A emissora acerta ao escalar a atriz Leticia Colin para protagonizar a trama. Sai da mesmice da panelinha de sempre.

Apesar da boa produção, a qualidade da imagem realmente pode afastar o telespectador. A direção deveria fugir da coloração escura. Porém, o maior ruído de “Novo Mundo” recai nos sotaques das personagens.

Caio Castro, que interpreta Dom Pedro I, aposta no sotaque português. Já Leticia adota o sotaque austríaco. Gabriel Braga Nunes, que vive o inglês Thomas Johnson, fala com o atual sotaque brasileiro. Por outro lado, Leopoldo Pacheco fala com sotaque inglês ao interpretar o pirata Fred Sem Alma. É uma miscelânea que compromete o desenvolvimento da novela.

Até aqui, Chay Suede e Isabelle Drummond aparecem como os principais destaques da produção. Anna e Joaquim já ganharam a simpatia do telespectador logo no primeiro capítulo. A boa parceria em “A Lei do Amor” reaparece agora em “Novo Mundo” sem trazer rastros da primeira fase de Helô e Pedro.

“Novo Mundo” não pode cair na cilada de conquistar a crítica e não o apelo popular.  


Fabio Maksymczuk

Um comentário:

  1. Bem-vindo ao blogger!

    Estou curtindo muito Novo Mundo, e amando ver o destaque que Letícia Colin vem tendo. Espero que nos próximos meses, a novela mantenha o ritmo desses primeiros capítulos.

    Abraços,
    Jurandir | http://www.jurandirdalcincomenta.com/

    ResponderExcluir