Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Debate opaco marca encontro de presidenciáveis na Band



Olá, internautas

Nesta quinta-feira (09/08), a Rede Bandeirantes promoveu o primeiro debate entre os presidenciáveis da campanha eleitoral de 2018. Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT) mostraram suas credenciais para ocupar a cadeira do Palácio do Planalto.  

Infelizmente, o debate não provocou discussões aprofundadas sobre os temas que causam preocupação na sociedade brasileira. O engessamento das regras compromete o melhor desenvolvimento do encontro entre os candidatos do primeiro turno. O excesso de candidatos também impede o melhor desenvolvimento na troca de ideias.  Todos defendem o meio ambiente, saúde e educação. Discurso vazio e opaco. Superficialidade.

Neste encontro da Band, Boulos surgiu como um clone de Lula. Gestual e forma de se expressar lembraram o estilo do ex-presidente. Já Ciro Gomes viveu um mau momento ao defender uma solução mágica para tirar os endividados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Alvaro apostou suas fichas em Sergio Moro.

Jair Bolsonaro demonstrou que foi um bom aluno nas aulas de media training. Passou a imagem de um homem cordato. Geraldo Alckmin não empolgou com o seu estilo “anestesista”. O mesmo ocorreu com Henrique Meirelles que trouxe um discurso sem emoção. Marina Silva repetiu o seu desempenho nos debates presidenciais de 2010 e 2014.

Daciolo, o menos conhecido até então, chamou a atenção por sua postura agitada. “Em nome do senhor Jesus”, bradou em alguns momentos. No encerramento, até pegou a Bíblia e leu um trecho que seria do profeta Jeremias. Nele, até surgiu menção à Nação brasileira. Ficou estranho.

Aliás, a religiosidade marcou o discurso de muitos candidatos. “Deus” saiu da boca de vários, inclusive de Ciro Gomes.

O debate da Band marcou, apenas, o pontapé inicial da corrida presidencial.

Fabio Maksymczuk

2 comentários: