Páginas

domingo, 23 de junho de 2019

"Carcereiros" cresce com depoimentos reais


Olá, internautas

"Carcereiros" ganhou segunda temporada na TV Globo. A série agora é exibida na segunda faixa após “A Dona do Pedaço” às terças-feiras. No ano passado, a produção era colada na novela das nove às quintas-feiras.

Por isso mesmo, a repercussão é menor. Mesmo assim, “Carcereiros” permanece com um resultado positivo na tela. O primeiro episódio da nova safra trouxe uma ótima atuação de José Loreto que viveu o “transtornado” Paraíba. Monica Iozzi também surgiu como outra participação especial. A atriz interpretou uma agente que lia e “peneirava” as cartas endereçadas aos presos. Até aqui, foi o melhor episódio desta segunda temporada. Roteiro muito bem desenvolvido.

O segundo episódio contou com Thiago Martins e a história surpreendente dos irmãos gêmeos. Outro momento alto da série. As participações especiais engrandecem a atração. Helena Rinaldi também entrou em “Carcereiros” e protagonizou outro “conto” instigante. O desfecho de alguns episódios pega “no pulo“ o telespectador.

A morte do agente penitenciário Valdir, vivido por Tony Tornado, marca a segunda temporada. O personagem se despediu após um atentado provocado por um marido traído. Outro desfecho surpreendente, já que muitos acreditavam na ameaça de um detento. A vitalidade do ator de 89 anos chama a atenção.

Em meio às cenas, depoimentos reais de agentes penitenciários fortalecem o tom realista da produção. E é exatamente esse ponto o grande mérito da produção. Joga luz nos profissionais esquecidos pela sociedade, através da teledramaturgia.

Por outro lado, “Carcereiros” perde fôlego ao enfocar o drama pessoal de Adriano (Rodrigo Lombardi) que vive um romance com a presidiária Erika (Letícia Sabatella). O agente penitenciário enfrenta o outro lado da moeda ao encarar os dilemas das pessoas que visitam os presos, dentre as quais a humilhação da revista. Porém, o melodrama do personagem não combina com o tom realista da produção.

Mesmo com tal observação, “Carcereiros” é uma série de destaque na TV Globo.

Fabio Maksymczuk

3 comentários:

  1. Nossa finalmente voce falou de Carcereiros. A serie eh discriminada injustamente pela critica deveria ter mais repercussao, acho que o tema Carcereiros deve ser tabu, tanto Carcereiros somo Sob Pressao sao importantissimos para falar do estado brasileiro.
    Voce falou atrasado mas falou, pior sao os outros criticos que nem se pronunciaram sobre a serie. Parabens Fabio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, Carcereiros é uma ótima série. No ano passado, recebeu um dos meus votos para integrar a relação dos finalistas na votação da APCA. Abs

      Excluir