Páginas

domingo, 6 de outubro de 2019

Estreia de "Éramos Seis" na Globo gera comparação


Olá, internautas

Após 25 anos, “Éramos Seis” retorna à TV brasileira. Desta vez, na TV Globo. Na última segunda-feira (05/10), a nova novela das seis da emissora platinada criou expectativa no telespectador que acompanhou, principalmente, a versão do SBT em 1994.

Nestes primeiros capítulos, mesmo sendo baseada na adaptação de Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, já dá para notar que ”Éramos Seis 2019” será uma outra novela. A emoção que dominou a trama sbtista não surgiu até aqui na nova produção.

A abertura é um indício. O calor humano fica longe da vinheta. Ar gélido. Movimentação computadorizada. Ao invés das relações humanas que marcam a obra, a casa ganhou o centro. Erro de foco.  

Gloria Pires, mesmo sendo atriz de remakes da faixa das seis, como Mulheres de Areia e Anjo Mau, não é uma escalação óbvia. Lilia Cabral teria sido o nome mais forte para o papel de Lola. Porém, a veterana estava desperdiçada em “O Sétimo Guardião”. Gloria construirá uma outra Lola. Dificilmente, atingirá o nível de excelência de Irene Ravache em um dos momentos mais ricos de interpretação na história das telenovelas. É um trabalho irrepreensível.

Nesta nova versão, tudo é ampliado nos cenários. A casa de Dona Lola, que era um sobrado geminado, se transformou em uma quase mansão. Quartos amplos. Cozinha ampla. Sala ampla. O imóvel não é condizente com a capacidade financeira de Julio. O cabaré também é gigantesco. Na Avenida Angélica, há uma casa que ainda está de pé. Teria sido uma inspiração para a cenografia? 


Os destaques positivos ficam por conta de Maria Eduarda de Carvalho, que interpreta Olga, e Eduardo Sterblitch, que vive Zeca. A dupla trouxe vibração para a obra. No SBT, Denise Fraga e Osmar Prado ficaram responsáveis pelos personagens. Antonio Calloni também sobressaiu como Julio. No SBT, Othon Bastos deu um ar mais sóbrio e sisudo ao marido de Lola. Calloni dará uma feição diferente.

Na TV Globo, a família Lemos mora na Avenida Angélica, 415.  A trama de ”Éramos Seis” tem o meu bairro como pano de fundo. Em 1994, estudava no Colégio Sion, mesma escola onde estalava a personagem Isabel. As gravações ocorriam aos sábados. Essa é uma das razões para a novela ainda encontrar-se fortemente na minha memória afetiva. Por isso mesmo, neste domingo (07/10), fui até o endereço. Não há o número 415. A casa ficaria nesta região da avenida. Tirei uma foto da área. Funciona hoje um estacionamento.



No SBT, a residência apresentava outra numeração. Fica três quarteirões para cima. Nos anos 90, funcionava o mercado Alfama que hoje não existe mais. Atualmente, a Swift ocupa o local. Curiosidade.



“Éramos Seis” é uma das obras-primas da nossa teledramaturgia. O SBT se mobilizou para a produção da telenovela. Era exibida até em dois horários. Na faixa das 19-20hs com reprise às 22 horas. O desafio da TV Globo é envolver o telespectador.

Fabio Maksymczuk

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Teve outra além do SBT? Lembro-me vagamente de outra mas duvido que tenha sido nos anos 90. Da Globo tudo vai e volta para o mesmo lugar... Cala-te boca...

    ResponderExcluir
  3. Estou gostando da novela e Glória Pires está ótima ,se fosse pra fazer igual a versão anterior seis melhor uma reprise

    ResponderExcluir
  4. O nome ja me era familiar.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A casa geminada de Lola ficava na Avenida Angélica, 1653. Hoje é o Edifício São Clemente, construído em 1949.
    E houve um filme argentino em 1945, uma novela na Tupi em 1953, outra na Record em 1967, depois de novo na Tupi em 1977.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fábio, não sei se você já viu, mas no blog do São Paulo Antiga tem umas fotos de dois sobrados geminados que ficavam no primeiro quarteirão da Avenida Angélica, entre a esquina da Rua Barra Funda com a do Minhocão(um deles está de pé, o outro foi demolido). Elas são iguaizinhas às casas da Lola e da Genu de 1994 e eu tenho certeza absoluta que elas foram usadas de inspiração pra equipe de cenografia do SBT. A casa abandonada que você encontrou é bem condizente com a da Globo e acho que eles devem ter se inspirado nela, mas também vejo muita semelhança com a arquitetura da Casa Quintal, que está bem mais pra cima na avenida, próxima à Avenida Paulista.

    ResponderExcluir