Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

"Mestre do Sabor" estreia com desafios


Olá, internautas

Nesta quinta-feira (10/10), a TV Globo estreou “Mestre do Sabor”. A emissora promoveu uma intensa campanha de divulgação do novo talent show culinário. Apesar disso, o telespectador sinalizou rejeição em virtude do desempenho obtido nos índices de audiência neste primeiro programa. A atração conquistou 19 pontos de média. “The Voice Brasil”, que ocupava a faixa horária, ficava ao redor dos 25 pontos.

Algumas razões podem ser levantadas. O apresentador Claude Troisgros é desconhecido por grande parte dos telespectadores da TV aberta. O francês é conhecido por seus programas mais “elitizados” no GNT. Ele, até aqui, não apresenta um “tempero popular”. Para amenizar tal impressão, surge o paraibano carismático Batista que fica ao lado de Troisgros. Foi uma decisão arriscada da TV Globo. Será que Ana Maria Braga não merecia tal oportunidade?

Em segundo lugar, causa estranheza o mote do “Mestre do Sabor”. O talent show tem como objetivo destacar a comida nacional. Além do apresentador francês, há o jurado português José Avillez. Estranhíssimo.  

Por fim, já há um certo cansaço do formato que envolve disputas culinárias na TV brasileira. Em menos de uma semana, além da novidade da TV Globo, estreará “Famílias Frente a Frente” no SBT e “MasterChef – A Revanche”, na Band. Complicado.

“Mestre do Sabor” tem o mérito de ser uma produção genuinamente nacional. Não é um formato importado. A atração tenta impor o seu DNA que o diferencia dos correlatos. Há um auditório que se fez presente neste primeiro programa. Trouxe calor humano para o palco. Além disso, os três jurados, Kátia Barbosa, José Avillez e Leo Paixão, tiveram que aprovar, às cegas, os desafiantes. O mecanismo lembrou (e muito) o “The Voice”. E também recordou a segunda fase do “Bake Off Brasil” onde Beca Milano e Olivier Anquier devem avaliar os confeiteiros na prova técnica.

A nova aposta da TV Globo se destacou positivamente pela produção. Cenário competente. Imagens dos pratos belíssimas no vídeo. Iluminação competente. Boa edição com a apresentação dos candidatos que já são chefs profissionais.

“Mestre do Sabor” estreou com desafios. Agora é acompanhar se a atração conquistará, pelo estômago, o telespectador.  

Fabio Maksymczuk

4 comentários:

  1. Oi Fabio, tudo bem? Achei Mestre do Sabor eficiente como entretenimento. As histórias dos participantes são boas. Mas a semelhança com o The Voice e o fato de ser mais um programa culinário me incomoda. Sob este ponto de vista, Mestre do Sabor já nasceu cansado. Abraço! www.tele-visao.com

    ResponderExcluir