Páginas

sábado, 13 de junho de 2020

TV Cultura acaba com "Cartão Verde" na surdina


Olá, internautas

A TV Cultura surpreendeu os telespectadores com uma mexida na programação. A emissora da Fundação Padre Anchieta acabou, na surdina, com o longevo “Cartão Verde” que estava no ar há 27 anos.

O programa esportivo alcançou expressiva repercussão com Flavio Prado, José Trajano e Juca Kfouri nas noites de domingo. Enfrentava outras atrações futebolísticas, principalmente o “Mesa Redonda” nos anos 90. Na TV aberta, aliás, a atração da TV Gazeta é um dos poucos do gênero que permanece com fôlego aos finais de semana. Trajano sempre defendia o seu “Ameriquinha”.

Com o empobrecimento que marca a atual geração de jogadores no Brasil, “Cartão Verde” também perdeu repercussão. Neste milênio, a atração saiu do domingo, dia acalorado por conta das partidas, e migrou para o dia de semana. Às segundas, terças, quartas ou quintas-feiras.

“Cartão Verde” sempre se caracterizou por fugir de embates emocionais. As discussões se alicerçavam em argumentos mais racionais. Nesta década, a atração originou o “Cartãozinho Verde”, instigante debate esportivo com crianças.  

Valdir Lemos que comandou o “Cartão Verde” por 14 anos agora assume o “Revista do Esporte”, nova aposta da TV Cultura. Aliás, a mesmíssima equipe do extinto esportivo permanece na nova atração. O ex-jogador Roberto Rivellino e os jornalistas Celso Unzelte e Vitor Birner continuam ao lado de Lemos.

De acordo com a assessoria de imprensa da TV Cultura, a nova atração ampliará o leque de modalidades esportivas. Seria um retorno à proposta do programa “Vitória”, que saiu do ar justamente para a entrada do “Cartão Verde”. Na minha memória, recordo das imagens da prática de esportes ao ar livre, como ciclismo e corrida de motos. Não era um programa exclusivamente rodado em estúdio.

Porém, neste primeiro programa, “Revista do Esporte” seguiu os parâmetros do “Cartão Verde”. A conquista da Copa do Mundo de 1970 pela seleção brasileira de futebol masculino tomou conta da meia hora de exibição.

Com a extinção do “Cartão Verde”, não teria sido mais interessante estrear uma atração com uma equipe inteiramente nova com jornalistas da nova geração que buscam seu espaço na TV? Fica a pergunta.

Fabio Maksymczuk

10 comentários:

  1. Obrigado por sempre nos trazer novidades. Parabéns pelos comentários.

    ResponderExcluir
  2. O Cartão Verde quando estreou em setembro de 1993 na antiga TV Nacional de Brasília, hoje TV Brasil eu fiquei fascinado com a nova forma de repercutir a rodada, uma pena ter acabado com o programa, aliás até hoje sinto muita falta do Grandes Momentos do Esporte, outra atração que a Cultura tirou do ar há 8 anos.

    ResponderExcluir
  3. Cartão Verde foi o primeiro programa mesa-redonda esportiva que eu lembro de ter visto. Não tinha TV por assinatura e adorava assistir. A análise era bem mais aprofundada do que todos os programas atuais que se pautam no entretenimento, na bobagem , na opinião sem embasamento e análises rasas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente trocaram seis por meia duzia, em relação ao conteúdo. já o nome "Cartão Verde" tinha mais impacto, do que um nome genérico como "Revista do Esporte".
    Se eu fosse diretor da Cultura, criaria um programa esportivo na faixa das 20h30 às 21h30, e tenho até sugestão: "Hora de Esporte", seguido pelo "Jornal da Cultura" das 21h30 às 22H30, com a volta do Willan Correa. Colocaria o "Cartão Verde" nas noites de segunda, passando o "Roda Viva" para as noites de terça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a pandemia impede mudanças mais bruscas. até entendo isso, mas...

      Excluir
  6. CONVITE DA ORGANIZAÇÃO ILUMINATI 666

    Este é um convite aberto a todos os interessados ​​em fazer parte do maior conglomerado do mundo e atingir o pico de sua carreira. Quando começamos o programa de recrutamento deste ano e nossa festa anual de colheita está quase chegando, decidimos apresentá-lo à "Nova Ordem Mundial".

    Neste ponto, estamos assegurando a quem estiver pronto e fiel para se tornar membro desta grande organização, que uma vez que ele se torne um membro pleno da irmandade Illuminati, automaticamente se tornará rico, poderoso e será famoso na vida e alcançará todos os seus corações desejam e também recebem um salário mensal de US $ 500.000. Estamos prontos para mudar sua vida, podemos realizar seus sonhos.

    O grande distrito de Illuminati oferece a você a oportunidade de realizar seus desejos de vida. Acredito que todos neste planeta "Terra" sabem sobre os ILLUMINATI, mas para aqueles que não sabem muito sobre essa organização, vou informá-lo sobre isso. Os Illuminati são uma sociedade secreta que abençoa a espécie humana e realiza seus sonhos de se tornar milionário, bilionário e também promover seus diversos negócios. Neste momento, acredito que você saiba mais sobre essa organização e não há motivo para ter medo de nada.

    Eu não estou aqui para mexer com você ou jogar com você, porque, como está agora, há muitas pessoas por aí que nos personificam, alegando ser membros do ILLUMINATI. Então, a Irmandade chega à conclusão de Globalizar esta organização, a fim de ajudar aqueles que estão realmente prontos para se tornar parte desta Grande Família e aqueles que foram enganados pelos Impositores. Agora acredito que esta é sua oportunidade de se juntar à nossa prestigiada organização e deixar você e sua família orgulhosos.


    Se você estiver interessado em ingressar nesta Grande Organização, entre em contato com a nossa Grande Loja em Pennslyvania, EUA via
    WhatsApp: +1 315 203 9948 ou nosso e-mail oficial: illuminati666grandlodge@gmail.com

    Ou clique neste link do WhatsApp para nos enviar uma mensagem: https://wa.me/13152039948

    Assinado: GRANDMASTER

    ResponderExcluir