Páginas

sábado, 19 de setembro de 2020

"Globo Repórter" condensa 70 anos da TV brasileira em especial

Olá, internautas

Nesta sexta-feira (18/09), a TV brasileira celebrou o importante marco dos 70 anos. A “setentona” enfrenta um processo de transformação com a popularização, cada vez maior, da internet. Agora, a tradicional TV é chamada de primeira tela e é desafiada por outras telas, seja do computador ou do smartphone, por exemplo.   

Especiais estão sendo exibidos pelas emissoras. “Globo Repórter” ganhará dois especiais para reverenciar a nossa televisão. Nesta sexta, o programa jornalístico da TV Globo explorou o filão que marca a cultura televisiva tupiniquim: a telenovela. Evidentemente, as produções da casa ganharam amplo destaque.

O especial de 50 anos, que já tinha celebrado as novelas históricas, como O Bem Amado, Saramandaia e Escrava Isaura, ganhou atualização, com Caminho das Índias, Avenida Brasil, dentre outras. Regina Duarte, que ajudou a construir esse verdadeiro Império da comunicação, não foi esquecida. Recebeu o destaque merecido, após ter sido, tristemente, chamada de ex-atriz pelo “Jornal Nacional”.

Tarcisio Meira e Gloria Menezes também foram celebrados. O jornalístico forçou na comparação com o “casal do momento” Lázaro Ramos e Tais Araújo. Totalmente desproporcional. O especial ainda desmereceu as tramas inspiradas em textos mexicanos para enaltecer as novelas genuinamente brasileiras. E incluiu nisso a clássica O Direito de Nascer. Desnecessário.

Neste bloco, chamou a atenção a inclusão de Pantanal e Xica da Silva, tramas produzidas pela extinta TV Manchete. A TV Globo pretende adaptá-las brevemente. Nenhuma menção a Éramos Seis, produzida pelo SBT. Uma das joias da nossa teledramaturgia.  Das concorrentes, nesta primeira longa reportagem, pipocaram imagens do Programa Silvio Santos e do MasterChef.

Em seguida, “Globo Repórter” destacou os momentos mais marcantes do telejornalismo, humorísticos e publicidade. Na próxima edição, o jornalístico comandado por Gloria Maria e Sandra Annenberg resgatará momentos marcantes dos programas de auditório, esportivos e realities shows que dominaram a televisão brasileira nestes últimos 20 anos. Será que a TV Globo enaltecerá a primeira edição da Casa dos Artistas? A conferir.

Diante do árduo desafio de condensar 70 anos da TV brasileira, o trabalho de edição foi fundamental para “dar gás” e valorizar os momentos mais preciosos do veículo de comunicação iniciado, em nosso País, pelas mãos de Assis Chateaubriand.

Parabéns a todos nós, telenautas e telemaníacos!

Fabio Maksymczuk

12 comentários:

  1. Seria bacana alguém fazer um filme ou série sobre chateubriand..o homem quw fundou a tv aqui ....a tv w frwnta o desgaste da divisão politica do Brasil principalmente a globo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já existe o filme chatô. excelente por sinal. http://www.adorocinema.com/filmes/filme-210247/
      e uma biografia detalhadíssima sobre chatô e o período que estava inserido https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=87004

      Excluir
    2. Miguel, como a Pedrita comentou, já tem o filme Chatô

      Excluir
  2. foi ótimo o programa. há muito o q dizer, então muito ficou de fora mesmo. falaram da maravilhosa lado a lado, dos momentos históricos jornalísticos. foi um excelente programa. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lado a Lado está bem longe de ser uma das minhas novelas preferidas, mas enfim...

      Excluir
  3. Muita coisa foi esquecida neste primeiro programa. Também achei que desmereceram as tramas latinas. "Éramos seis" ter sido esquecida foi uma lástima.
    www.cascudeando.com

    ResponderExcluir
  4. Foi lindo, me fez relembrar os velhos tempos.
    Que venha a segunda parte!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir