Páginas

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Bebê-diabo e pegação homoerótica aparecem na série "Notícias Populares"

 

Olá, internautas

O Canal Brasil exibiu, recentemente, “Notícias Populares”. A série criada por André Barcinski e Marcelo Caetano aborda o dia a dia na redação de um dos jornais mais polêmicos que circulava, especialmente, na cidade de São Paulo.

A atriz Luciana Paes interpreta a protagonista Paloma Fernandes. Na produção dividida em sete episódios, a jornalista ficou responsável pela redação do NP, especialmente durante o emblemático caso do Bebê-Diabo que tomou as ruas da capital paulista. Com a repercussão da história, o jornal impresso viu um crescimento exponencial no número de exemplares vendidos nas bancas dos jornais. A editora-chefe ficou assustada com o desenrolar do acontecimento (pai do Bebê Diabo e o surto coletivo) e gostaria de enterrar o caso. Por outro lado, a venda do periódico alavancava o lucro. Na série, o episódio surgiu para tapar o buraco deixado com a proibição de divulgar uma “suruba” protagonizada pelo prefeito da cidade.

Em meio às histórias do NP, a vida pessoal dos jornalistas também ganhou espaço na série. O “foca” Adilson, interpretado pelo ator Lucas Andrade, é o responsável pela descoberta do “Bebê-Diabo” no ABC Paulista. Durante a série, cenas de homoerotismo que envolvem o personagem chamam a atenção. Em uma delas, Adilson encontra-se no chamado “banheirão” com outro rapaz. Durante a pegação, ele ouve uivos do bebê-diabo e fica assustado com a situação. Até pede orientações a um padre.

Em outro momento, o repórter se envolve com o Gari Galã (Ricardo Teodoro), um dos personagens que ganhava destaque na mídia. O jovem ficou responsável por “cuidar” do varredor de ruas que se envolvia com as madames de um bairro nobre de São Paulo. Sem moradia fixa, ele ficou hospedado em um “quartinho” na redação do NP. Nesse momento de “interação”, Adilson se envolveu sexualmente com o gari ali mesmo.

Tais cenas jamais seriam gravadas em produções de teledramaturgia nos anos 90, período retratado pela série. Além disso, os homossexuais eram caracterizados no NP com termos chulos. Há um contraponto interessante entre o passado e o presente que busca um maior respeito com a comunidade LGBTQIA+.

A produção ainda destaca o início da queda do NP com os programas sensacionalistas que invadiram a televisão brasileira, especialmente no início dos anos 90. O “Programa Hilário de Mello”, inspirado no Aqui Agora, apareceu como concorrente midiático. A repórter Rata, interpretada pela atriz Bruna Linzmeyer, desbrava os bastidores de um prédio chamado de “Treme-Treme” no centro de São Paulo. Seria um edifício que simbolizava a degradação da sociedade paulista e contra os valores tradicionais da família. Diante de tal fato, até surgiu uma revolta de prostitutas em plena redação do NP.

“Notícias Populares” rememora uma época que deixou de existir com o advento da internet. A produção tem o mérito de relembrar um dos genuínos símbolos do jornalismo paulistano.

Fabio Maksymczuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário