Páginas

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Série da TV Cultura - "JK: O Reinventor do Brasil" repercute na Câmara Municipal de São Paulo

 

Olá, internautas

Nesta quinta-feira (22/02), a Câmara Municipal de São Paulo exibiu “JK, O Reinventor do Brasil”. Produzido pela TV Cultura, o documentário resgata a trajetória do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

O vereador João Jorge (PSDB), 1º vice-presidente do Legislativo paulistano, presidiu o evento aberto ao público. Durante a solenidade, o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, revelou que o projeto foi aprovado com um orçamento que, durante as gravações, ficou mais caro. Mesmo assim, não se arrependeu diante do resultado final.

Já o diretor de Redes e idealizador da série documental, Fábio Borba, relembrou uma fala do ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf (enfatizou que não é parente de José Roberto). O político disse que Kubitschek “foi o maior governador que São Paulo não teve” diante das obras patrocinadas pelo governo federal no Estado paulista. Borba ainda confidenciou que o ex-presidente, após o encerramento de seu mandato em Brasília, foi cogitado para disputar a eleição de governador em São Paulo.

Nesta oportunidade, a Câmara exibiu o primeiro episódio da série que destaca as raízes familiares de Kubitschek, a cidade natal de Diamantina, sua formação em Medicina, sua relação com a Revolução de 1932, a entrada na política pelas mãos do governador Valadares, o seu mandato como prefeito de Belo Horizonte, o início de seu relacionamento com Oscar Niemeyer, os símbolos de seu mandato como governador de Minas Gerais e a fidelidade com o presidente Getúlio Vargas.

Com cerca de uma hora de duração, o episódio explorou um ritmo ágil com texto simples e direto. O vocabulário é contemporâneo com linguajar popular. “Sorrisão cativante”. “Gastando suas parcas economias”. “Ditadurazinha temporária”. “Mega ultra carismático”. “JK é o manual de empatia”. “Não tinha uma pedra. Tinha uma pedreira inteira”.  

Durante a série, Carlos Lacerda é caracterizado como líder da “extrema-direita” e promotor de fake news (expressão contemporânea para caracterizar o jornal lacerdista dos anos 50).

Fábio Borba revelou que os quatro episódios de “JK, O Reinventor do Brasil”, já exibidos no segundo semestre do ano passado, serão reprisados, em breve, pela TV Cultura. Uma boa oportunidade para os telespectadores que não acompanharam a boa produção finalista da APCA na categoria melhor documentário de 2023.

Fabio Maksymczuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário