Páginas

domingo, 22 de março de 2020

Telejornalismo combate vírus da desinformação na era do Coronavírus


Olá, internautas

O telejornalismo desempenha papel fundamental neste momento da pandemia do novo Coronavírus.

A livre circulação das informações, liderada por profissionais sérios, funciona como antídoto aos boatos. A eclosão das redes sociais e a popularização dos smartphones tiveram um efeito colateral. 
Vozes não credenciadas começaram a se espalhar no mundo virtual. É o vírus da desinformação. As chamadas “Fake News” amedrontam as pessoas encasteladas em suas residências.

Por isso mesmo, dois jornalistas merecem destaque: Márcio Gomes com o seu Combate ao Coronavírus nas manhãs da TV Globo e Erick Bang na GloboNews.

A emissora platinada modificou sua programação matinal. Ana Maria Braga e Fátima Bernardes cederam espaço à prestação de serviço liderada por Gomes que há muito tempo merecia mais destaque. O profissional é sinônimo de credibilidade e convence o telespectador a tomar medidas contra a pandemia que assola o mundo.

Já a GloboNews, com a entrada da CNN Brasil, se viu obrigada a atualizar a sua programação com mais entradas ao vivo. Bang, que já brilha no telejornal exibido a partir da meia-noite, também passa credibilidade na veiculação das notícias sobre o Covid-19. Neste sábado (21/03), o apresentador estava na cobertura especial.   

Marcio Gomes e Erick Bang, duas referências do nosso telejornalismo. Mentes informadas avaliam melhor a percepção do momento.  

Fabio Maksymczuk  

6 comentários:

  1. Márcio Gomes é craque e está demonstrando isso mais uma vez nesse programa de enorme utilidade pública nas manhãs da Globo e a Record faz seu similar com o Bacci.

    ResponderExcluir
  2. Papel fundamental mesmo.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que pena! Não vejo a Globo. Prefiro preservar a minha saúde mental porque a física está sendo manipulada para o terror.

    ResponderExcluir