Olá, internautas
Neste sábado (07/11), em uma versão mais compacta, o SBT
promoveu “Teleton 2020”. A tradicional maratona beneficente foi ao ar entre 10h30
às 20h30. Os números musicais, majoritariamente, vieram de “lives”.
As participações de apresentadores e artistas de outras emissoras
também surgiram em videochamadas. Os bate-papos com os atendidos pela AACD (Associação
de Assistência à Criança Deficiente) também ocorreram pela internet.
No estúdio, basicamente, ficaram os apresentadores do SBT que
comandaram a campanha. As empresas também fizeram suas doações em gravações. O
clima de “festividade” com o encontro de estrelas da TV brasileira, empresários
e portadores de deficiência, evidentemente, não ocorreu nesta edição atípica.
Durante a campanha, a AACD salientou que também foi atingida
pela epidemia do novo Coronavírus. O atendimento foi bruscamente diminuído. Essencialmente,
focaram nas cirurgias de urgência.
Dentro desse contexto, não estipularam uma meta de
arrecadação. Além disso, as doações poderão ser efetuadas até o fim do ano. É o
“novo normal” do Teleton. Mesmo assim, a maratona angariou R$ 26 milhões e 745
mil. No ano passado, em sua versão estendida, conquistaram mais de R$ 32,4
milhões.
Silvio Santos, pelo segundo ano consecutivo, não apareceu na
campanha. A família Abravanel encerrou a campanha. Patricia, Rebeca, Tiago e
Silvia comandaram a reta final. Nesta edição, o “salvador” Mauro Zukerman não
apareceu. O quarteto seguiu o roteiro à risca. Cada um no seu quadrado.
Tiago, como em outras ocasiões, grita desnecessariamente na
apresentação. Silvia insiste em ser apresentadora. Complicado. Rebeca se
atrapalhou na despedida final. Patricia falou por cima da irmã. No geral,
cumpriram a meta de “costurar” os vídeos das doações finais. O momento gospel,
mais uma vez, surgiu. O pastor André Valadão soltou a voz com uma canção
evangélica.
Mesmo com uma versão compacta, o desgaste do formato da
maratona é evidente. O SBT precisa reinventar a campanha. Teleton 2020
conquistou índices pífios na audiência. Oscilou, em grande parte, entre 3 e 4
pontos. Repercussão muito baixa nas redes sociais, especialmente no Twitter.
Sequer apareceu no Trending Topics.
Além da arrecadação, o maior mérito do Teleton é colocar em
destaque as pessoas com deficiência, tema relegado na grande mídia. Por isso
mesmo, a campanha precisa de uma reformulação.
Fabio Maksymczuk
Fábio, bom dia.
ResponderExcluirSão tantas doações, justas, que é pedido na tv que acho pode influenciar na audiência da TV. É UNICEF, Médicos sem fronteira, é ONG pela Amazônia, que fica difícil atender a todos. Não sei se é por aí uma das razões da baixa audiência, ou se descrédito por tanta corrupção que ocorre no Brasil, ou se cansaço do público por décadas com esse tipo de programa.
Abraços, bom domingo.
formato desgastado
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