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sábado, 7 de novembro de 2020

Teleton 2020 ocorre sem repercussão

 

Olá, internautas

Neste sábado (07/11), em uma versão mais compacta, o SBT promoveu “Teleton 2020”. A tradicional maratona beneficente foi ao ar entre 10h30 às 20h30. Os números musicais, majoritariamente, vieram de “lives”.

As participações de apresentadores e artistas de outras emissoras também surgiram em videochamadas. Os bate-papos com os atendidos pela AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) também ocorreram pela internet.

No estúdio, basicamente, ficaram os apresentadores do SBT que comandaram a campanha. As empresas também fizeram suas doações em gravações. O clima de “festividade” com o encontro de estrelas da TV brasileira, empresários e portadores de deficiência, evidentemente, não ocorreu nesta edição atípica.

Durante a campanha, a AACD salientou que também foi atingida pela epidemia do novo Coronavírus. O atendimento foi bruscamente diminuído. Essencialmente, focaram nas cirurgias de urgência.

Dentro desse contexto, não estipularam uma meta de arrecadação. Além disso, as doações poderão ser efetuadas até o fim do ano. É o “novo normal” do Teleton. Mesmo assim, a maratona angariou R$ 26 milhões e 745 mil. No ano passado, em sua versão estendida, conquistaram mais de R$ 32,4 milhões.

Silvio Santos, pelo segundo ano consecutivo, não apareceu na campanha. A família Abravanel encerrou a campanha. Patricia, Rebeca, Tiago e Silvia comandaram a reta final. Nesta edição, o “salvador” Mauro Zukerman não apareceu. O quarteto seguiu o roteiro à risca. Cada um no seu quadrado.

Tiago, como em outras ocasiões, grita desnecessariamente na apresentação. Silvia insiste em ser apresentadora. Complicado. Rebeca se atrapalhou na despedida final. Patricia falou por cima da irmã. No geral, cumpriram a meta de “costurar” os vídeos das doações finais. O momento gospel, mais uma vez, surgiu. O pastor André Valadão soltou a voz com uma canção evangélica.

Mesmo com uma versão compacta, o desgaste do formato da maratona é evidente. O SBT precisa reinventar a campanha. Teleton 2020 conquistou índices pífios na audiência. Oscilou, em grande parte, entre 3 e 4 pontos. Repercussão muito baixa nas redes sociais, especialmente no Twitter. Sequer apareceu no Trending Topics.

Além da arrecadação, o maior mérito do Teleton é colocar em destaque as pessoas com deficiência, tema relegado na grande mídia. Por isso mesmo, a campanha precisa de uma reformulação.

Fabio Maksymczuk  

2 comentários:

  1. Fábio, bom dia.
    São tantas doações, justas, que é pedido na tv que acho pode influenciar na audiência da TV. É UNICEF, Médicos sem fronteira, é ONG pela Amazônia, que fica difícil atender a todos. Não sei se é por aí uma das razões da baixa audiência, ou se descrédito por tanta corrupção que ocorre no Brasil, ou se cansaço do público por décadas com esse tipo de programa.

    Abraços, bom domingo.

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